8.05.2014

Planear as férias com os nossos animais







(Fotografia por: Ricardo Praça da Costa)

Quando estamos a planear as nossas férias normalmente também pensamos no que vamos fazer aos nossos animais durante este período. Levamo-los connosco? É melhor deixá-los num hotel ou contratar um pet sitter?



A primeira questão que devemos ponderar é se podem ficar connosco. Precisamos de perguntar no local onde vamos ficar hospedados qual é a política em relação a animais, que condições oferecem e que restrições apresentam. Se no local onde vamos ficar não há nenhum impedimento, precisamos de considerar a forma como nos vamos deslocar. Se utilizarmos transportes próprios não teremos que nos preocupar, se cumprirmos todas as questões de segurança. No entanto, se precisarmos de usar transportes públicos é necessário saber qual é a política da companhia. Infelizmente, em Portugal, as políticas destas companhias não são normalmente animal friendly e precisamos de habituar os nossos animais a usarem um açaime (acerca desta política, nada contra!). Se formos para outro país, precisamos de saber qual é a legislação, vacinação e identificação exigida e ter preparado o Passaporte Animal.

Além destas questões, importa saber o que vamos fazer e se faz sentido estar a levar os nossos companheiros, não vamos levar um cão medroso para o meio de uma cidade muito confusa cheia de estímulos assustadores! É preciso pensar se o nosso animal de estimação estaria melhor num ambiente calmo ou se pode lidar com um ambiente confuso, se está habituado a diferentes pessoas e animais, se não há problemas de saúde a considerar e como é que ele vai reagir à viagem. No caso dos gatos, caso nunca tenham saído de casa a não ser para visitas ao veterinário, podem também estranhar a mudança e ficar demasiado stressados. Por fim, também é necessário ponderar a duração da viagem. Pode não fazer sentido submeter animais que não estejam habituados a viajar, ao stress de uma viagem longa (por exemplo, mais do que 1 hora) por um fim-de-semana prolongado.

No nosso caso, já levámos ambos os animais de férias, gatos e cães. Tudo preparado com muita antecedência e devidamente ponderado, para que pudessem desfrutar tanto das nossas férias como nós!

Sem comentários:

Enviar um comentário