8.18.2014

O que são recompensas e reforços?


 (Fotografia por Ricardo Praça da Costa)

No último post falámos sobre o treino positivo e explicámos que consiste em reforçar positivamente os comportamentos que nós desejamos que o nosso animal faça, oferecendo-lhe uma recompensa que ele deseje. Esta é uma parte muito importante do treino em positivo e que por vezes provoca alguma confusão.

Em primeiro lugar, devemos compreender que existem reforços primários e reforços secundários. Os primários são reforços que decorrem de necessidades fisiológicas e costumam funcionar como todos os animais. Ou seja, um reforço primário é a comida. Claro que uma coisa é a comida que lhes damos normalmente, ração, e outra completamente diferente são alguns alimentos de valor mais elevado por serem dados menos frequentemente e serem mais saborosos.

Em casa, deveríamos utilizar maioritariamente ração, e guardar os alimentos mais saborosos para o exterior onde temos que competir com mais estímulos para ter a atenção do cão. Neste género de comida, podemos considerar biscoitos industriais, ou poderemos “fazer” nós os nossos. Algumas lojas vendem carne desidratada, mas é algo caro e normalmente não acaba por ser uma boa solução para os cães. Existem biscoitos de fígado, bacon ou de outros sabores fortes que podem ser utilizados como recompensas no exterior. Também podemos usar os nossos alimentos, como salsichas, queijo, fiambre, frango e fígado cozidos (sem sal), que serão dados em pequenas quantidades. Falem com os vossos veterinários, para terem a certeza do que poderão dar. Não se esqueçam que toda a comida que for dada durante os treinos deve ser retirado da dose diária de ração. Não queremos engordar os nossos bichos!

Nos reforços secundários podemos considerar tudo o que os nossos animais gostam! Seja brincar ao tug-of-war, passear, festas ou atirar umas bolas. Mas para motivarmos realmente os nossos bichanos, deveríamos conhecer aquilo que eles valorizam e qual a ordem de preferência, bem como que reforços irão funcionar na situação em concreto em que nos encontramos. Por exemplo, uma das maiores recompensas que posso dar à Meggie é uma corrida (se estivermos no exterior) ou um passeio (se estivermos dentro de casa). Já o Preguiça, faz praticamente tudo por comida :)

Em resumo, devemos procurar compreender quais os reforços mais adequados ao nosso animal e à situação em que nos encontramos, e ir variando os mesmos para criar uma certa imprevisibilidade e aumentar o valor deles. Estes reforços devemos usá-los quando o animal nos oferece um comportamento que desejamos, para aumentar a ocorrência desse comportamento.

Vamos explicar mais sobre a forma como os animais aprendem amanhã :)

Sem comentários:

Enviar um comentário