8.28.2014

Quando devemos começar a treinar os nossos animais?

O treino deve começar o mais cedo possível, devendo ser adaptado à idade em que o animal se encontra. Com 8 semanas, um cão já pode ter aprendido vários comportamentos básicos como sentar e responder à chamada. Também é muito importante definir antes da chegada do nosso novo animal tudo o que queremos que ele aprenda e o que vamos ou não permitir, por exemplo, se queremos que o nosso cão durma ou não no sofá ou se pode ter acesso a todas as divisões da casa.
Uma parte muito importante da educação dos nossos animais é manter-mos a coerência naquilo que lhe exigimos. Não podemos deixar um gato subir para cima da mesa quando não estamos a jantar, se depois não queremos que ele suba para a mesma durante as refeições. Para além disso, deveremos pensar em todas as situações com que irão decorrer na sua vida, como andar de carro, visitar o veterinário, ir a casa de outras pessoas e educá-los e sociabilizá-los para que possam lidar com essas situações da melhor forma.

Uma boa educação irá permitir dar mais liberdade ao cão, por exemplo, soltando-o em locais seguros, deixando-o brincar com outros cachorros e também os próprios donos poderão integrar o cão me mais actividades, pois este estará preparado para os acompanhar e irá comportar-se quer esteja em casa ou na rua. Além disso, o treino também serve para estreitar as ligações do animal e dono, e é uma actividade que lhes ocupa a mente e desgasta fisicamente, prevenindo e ajudando a resolver problemas como a obesidade e aborrecimento, problemas muito comuns nos nossos animais de companhia.

Infelizmente, ainda existem alguns mitos que referem que os cães obedecem para agradar aos donos, e as pessoas esperam que eles aprendam sozinhos os comportamentos desejados, em vez de tentarem compreender qual é a melhor forma de comunicar com eles e de os ensinar. Já escrevemos um artigo a forma como aprendem os animais que explica que isto não é verdade. Caso não saibam como treinar os vossos animais, podem começar a ler e ver vídeos online ou podem procurar um treinador positivo perto de vocês.

A não esquecer:
- O treino deve começar o mais cedo possível (de preferência ainda em casa do criador ou local de origem, se houver possibilidade);
- Antes de receberem o animal, devem decidir em conjunto o que vão permitir ou não;
- O treino deve envolver todas as pessoas que vão lidar com o animal, de forma a manter a coerência;
- O método escolhido deve ser o treino positivo; quer treinem os animais sozinhos ou contratem um treinador profissional.

Sem comentários:

Enviar um comentário