8.11.2014

Receber um novo cão



Quando recebemos um novo cão em casa, sendo um cachorro ou um cão já adulto, devemos investir no seu treino e educação o mais cedo possível, para que consigamos ter um cão sociável, educado e sem problemas comportamentais.



A gestão do ambiente que rodeia o seu cão é essencial. Não é justo esperar que o cão faça asneiras, para depois o castigar. Lembre-se: se não ensina ao seu cão o que pode ou não fazer, o que é aceitável ou não pela nossa sociedade (nunca nos esqueçamos que são cães!), estes desenvolverão uma série de problemas e comportamentos indesejados.

Por exemplo, se não quer que o seu cão salte para o sofá, nunca, mas nunca, o pode deixar fazê-lo. Ensine então o cachorro a deitar-se na sua caminha ao lado do sofá, dê-lhe atenção e alguns biscoitos quando ele está deitado no chão ou na cama dele. Caso ele suba para o sofá, gentilmente coloque-o no chão, não se zangue.

Deixamos então algumas dicas que o poderão ajudar:
- Tem um cachorro cheio de energia... Prepare a sua casa para evitar os possíveis estragos iniciais. Retire do alcance do cão tudo o que não quer que ele roa; feche as portas dos locais onde não quer que ele entre; arranje um local que será o “cantinho" dele, onde pode comer, dormir e passar mais tempo. Não deverá ser um local isolado, ou longe da família. Os cães são animais sociais, portanto devem passar o máximo de tempo possível junto da família humana.
- Faça o cão exercitar-se física e mentalmente. O exercício físico resulta melhor pela manhã e ao final da tarde, alturas em que estão mais activos. Para que um cão se exercite tem que existir interacção com o dono. Esta interacção é crucial pois é uma forma de criar uma relação forte e positiva entre os dois. Tenha também em atenção que o cão precisa de ocupar a mente, por isso, invista em brinquedos de estimulação mental, como bolas dispensadoras de ração, ossos (próprios para cães) para roer, Kongs, entre outros.
- Comece logo a treinar o cachorro. O treino é um dos aspectos mais importantes para o seu desenvolvimento saudável.
- Com os conhecimentos de hoje em dia e com os avanços da Ciência não há outro método aceitável de treino que não seja aquele que é baseado no reforço positivo, onde há motivação e ausência de dor, medo ou frustração. O treino positivo fortalece os laços entre o dono e o cão, facilita a comunicação entre ambos (lembre-se que eles não falam a nossa língua) e mantém a mente do cão activa.

Sem comentários:

Enviar um comentário