São diversos os motivos que nos levam a aconselhar boas aulas de sociabilização:
- é uma forma controlada de os cachorros/gatinhos sociabilizarem uns com os outros, aprendendo a brincar e interagir correctamente;
- o treinador presente ensinará diversas técnicas de educação cruciais nesta fase (inibição da mordida, brincadeiras apropriadas, necessidades no local correcto, como evitar comportamentos destrutivos, educação básica, etc);
- os donos podem tirar todas as suas dúvidas e aprenderem a lidar com o cachorro/gatinho e com as diversas situações que irão certamente surgir.
A chave para o sucesso da exposição ambiental e social é trabalhar de uma forma gradual, paciente e organizada. O cachorro/gatinho deve estar a exercer uma actividade que seja agradável e confortável para ele (brincar com a bola, receber guloseimas, mimos, etc) enquanto é exposto a essa situação ambiental. É também importante estar preparado para o distrair caso mostre sinais de medo ou ansiedade.
Nesta fase todos os cachorros e gatinhos são excelentes aprendizes. Em mais nenhuma etapa da vida irão estar tão receptivos a novas aprendizagens, especialmente se estas forem baseadas em carinho, atenção... Em coisas positivas em geral.
Sem comentários:
Enviar um comentário