Como referimos no artigo sobre estimulação mental, existem diversas formas de suprimir as necessidades de ocupação dos gatos, hoje vamos falar de uma das favoritas dos nossos felinos: as brincadeiras em que interagimos com os nossos gatos.
Neste género de brincadeiras, a ideia é imitar os movimentos de uma presa, mantendo o brinquedo escolhido em movimento. Assim, enquanto o gato tenta apanhar a presa, faz exercício desgastando energias. Também estamos a contribuir para o gato satisfazer o seu instinto de predador, o que previne atitudes mais agressivas e ataques inapropriados do gato aos donos ou outros animais.
Para este género de actividade podemos comprar brinquedos ou fazer os nossos próprios brinquedos, o que eles têm é que ter um fio ou cana que nos permita manter o brinquedo em movimento para não perder o interesse. É preciso ter cuidado, no entanto, para não manter o brinquedo sempre em movimento, pois se repararmos os gatos passam grande parte de um ataque à espera do local e momento certo para caçar. E é precisamente nesta parte que lhes estamos a oferecer a oportunidade necessária para pensar! É importante deixar a presa perto o suficiente do gato para o incitar a atacar, mas também não precisamos de colocar a presa em frente à cara do gato, pois isto não motiva o seu comportamento de predador.

Um dos brinquedos muito utilizados são os lasers, no entanto temos que perceber que este exercício não contribui para satisfazer o instinto de predador do gato. Apesar dele fazer bastante exercício acaba por nunca apanhar a presa e pode ficar desmotivado ou frustrado e ir aliviar a frustração em algum comportamento problemático para nós.
Os brinquedos utilizados nestes jogos não devem estar à disposição do gato, devem estar guardados, para que eles não se fartem deles e para ganharem mais valor. Quando aparecem o gato tem que aproveitar!
Finalizar a brincadeira também é muito importante, não podemos simplesmente decidir que acaba e recolher o brinquedo. Idealmente, deverá diminuir-se a intensidade com que a presa se mexe, como se estivesse a morrer, até que fica totalmente imóvel.
A recordar:
- Devemos manter a presa em movimento para a tornar interessante
- O gato tem que ter apanhar o brinquedo, ou irá ficar desmotivado
- Finalizar é tão importante como iniciar a brincadeira
- O principal objectivo é divertir o gato!
Sem comentários:
Enviar um comentário