9.16.2014

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no local correcto?

A primeira coisa a fazer é escolher o sítio onde gostaria que ele fizesse as suas necessidades. Esta será a “casa-de-banho” do seu cão e será o sítio onde o vai levar para fazer as necessidades.


Leve o seu cão ao local que escolheu e observe-o. Deixe-o cheirar o local e explorar. Esteja preparado para esperar (evite falar com ele e desviar a sua atenção). Recompense apenas quando o cão terminar, dando-lhe um pedacinho de comida, uma brincadeira ou uma grande festa.

Leve o seu cão à rua imediatamente após:
- Refeições
- Beber água
- Sessões de treino
- Brincadeira ou excitação
- Uma sesta
- De manhã, assim que acorda
- Antes de ir dormir
- Depois de estar na caixa-transportadora

Enquanto faz este treino, dê as refeições a horas certas,  para que consiga precaver-se melhor contra acidentes. Nunca deixe o cão livremente pela casa, sem ninguém a supervisionar. Se tiver que o deixar sozinho, escolha um local mais restrito.

Quando ocorrer um acidente em casa (e é muito provável que aconteça, lembre-se que é um bebé) tente manter-se o mais calmo possível e nunca o castigue! Castigar o cachorro vai fazer com que ele associe o castigo a tudo, menos ao facto de ter feito xixi. Na maior parte das vezes, a associação é feita ao próprio dono. Se o apanhar em flagrante, calmamente pegue no cão e leve-o ao local estabelecido para fazer as necessidades e recompense-o se ele ainda fizer alguma coisa. Se ele não fizer nada, tente mais tarde. É também importante que o local seja limpo com uma solução de, por exemplo, água e vinagre, pois irá eliminar mais facilmente o cheiro.

Lembre-se que o cachorro está numa fase de aprendizagem e que, quanto mais recompensar os comportamentos, mais rapidamente ele aprenderá e mais depressa fará o que quer sem que tenha que usar comida para tal.

Sem comentários:

Enviar um comentário