10.14.2014

Como tornar a casa mais segura?


Os gatos são animais extremamente curiosos e já todos devem ter reparado como passam imenso tempo à janela a apreciar o mundo exterior. Devemos criar espaços para que eles possam ficar à janela, colocando móveis com camas ou trepadores perto das mesmas.

No entanto, principalmente em gatos que já tenham vivido no exterior, há sempre uma tendência para tentarem sair de casa pelas portas ou janelas. Além de poderem tentar sair por verem outros animais lá fora que lhes despertam o instinto predatório (quem nunca ouviu o gato à janela a fazer vocalizações com bateres de dentes enquanto olhava para um pássaro?) também podem ver outros gatos que lhes despertem a curiosidade.


Com gatos inteiros é necessário ter ainda mais cuidado na altura do cio! Além disso, também existe a possibilidade dos gatos caírem por se distraírem a verem alguma coisa ou calcularem mal um salto. (Infelizmente, já nos aconteceu).

 O que podemos fazer para prevenir problemas? Em relação às portas, devemos afastar a atenção dos gatos delas quando vamos sair e a entrar, atirando um brinquedo ou comida para longe dela. Mas em relação às janelas e varandas temos que ter muito cuidado e podemos utilizar algum tipo de vedações como estas redes ou então colocar um caixilho com rede à medida. Nas varandas e terraços o ideal seria construir uma espécie de Catio, quando existir espaço suficiente, podem ver imagens com exemplos no nosso pinterest. Também podemos utilizar as protecções para crianças, como batentes para janelas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário