10.06.2014

Preparar a chegada de um cão em casa de gato


Actualmente já é comum a ideia de termos gatos e cães a viverem em harmonia. Até pode acontecer que gatos que não toleram outros gatos podem não se importar com cães, pois não competem pelo território. No entanto, para que se dêem bem, é importante não só que haja uma apresentação gradual, mas acima de tudo que se faça uma boa escolha.

Devemos primeiro pensar na personalidade dos nossos gatos. Não devemos juntar um cão cheio de energia a um gato que só quer estar no seu canto ou que seja tímido. Cães com alto instinto predatório ou que tenham demonstrado agressividade em relação a gatos, podem não ser uma boa escolha (o ideal será confirmar com um treinador de cães), pelo que será importante certificar-se que estes não serão problemas. Caso o gato tenha demonstrado agressividade em relação a cães temos que ponderar se o stress de adicionar um animal que não tolera não será demasiado. Não se esqueçam que os gatos são animais muito sensíveis a situações de stress.

Antes do cão ir para casa devemos ter algumas precauções e talvez seja bom mudar a localização de alguns recursos, como, por exemplo, as tigelas da comida. A caixa de areia também será uma preocupação e deverá estar sempre inacessível ao cão, não só para o impedir de perseguir o gato perto dela, mas também para evitar que coma as fezes dos gatos. Também temos que garantir que existem locais que apenas são acessíveis ao gato para que possa descansar. Talvez seja a altura ideal para investir num trepador alto, caso ainda não tenham nenhum.

Caso seja o gato que se vai mudar para a casa onde já está um cão, é importante preparar um local seguro como já referimos aqui, para que o gato tenha tempo de se ajustar às mudanças ao seu próprio ritmo. Também podemos apresentar os animais gradualmente o que será especialmente útil neste caso, para que o gato não tenha que se adaptar a uma nova casa e a um novo animal ao mesmo tempo.

Além das questões comportamentais, é necessário verificar se ambos os animais estão desparasitados e se não há nenhum problema de saúde, uma vez que mudanças podem piorar estes problemas, por isso não se esqueçam de falar com o vosso Veterinário.




Sem comentários:

Enviar um comentário