12.16.2014

CED - Capturar, Esterilizar e Devolver


O CED é um programa bem sucedido de controlo da população felina que vive na rua, nas conhecidas colónias.

Este processo envolve a Captura dos gatos de uma colónia, a sua Esterilização, um pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação, desparasitação e, por fim, a Devolução do animal ao seu território.
Normalmente há um prestador de cuidados (conhecido por "protector" da colónia) que fornece comida e abrigo aos gatos devolvidos, monitoriza a colónia à procura de elementos novos e faz a mediação dos conflitos que possam surgir entre os gatos e a comunidade envolvente.

Este programa pode ser aplicado quer por particulares (normalmente pela comunidade que reside na área próxima da colónia), quer por organizações que com o material necessário, com a agilidade e experiência em capturas e com parcerias com Clínicas Veterinárias, tornam o processo mais simples e rápido.

A nossa sugestão é que se conhecem uma colónia que precisa urgentemente de ser controlada, que contactem a organização mais próxima da vossa localidade e que trabalhem em parceria com esta. Ou seja, podemos sempre pensar em formas de angariar fundos para ajudar com as esterilizações (quem não tem objectos em casa parados que possam ser vendidos?), ajudar nas capturas, bem como idas ao Veterinário e recobros. Onde todos ajudam, nada custa :)


Sem comentários:

Enviar um comentário