12.18.2014

Níveis de Mordedura

Hoje vamos mostrar-vos uma tabela referente aos diferentes níveis de mordedura dos cães.


Tabela desenvolvida pela Drª Sophia Yin e ilustrada por Lili Chin

Nível 1
O cão morde o ar e mostra todos os sinais de desconforto. Aqui não há contacto físico com a pessoa. Esta é a fase ideal para procurar ajuda de um profissional, antes que o comportamento escale. É totalmente desaconselhável que se puna o cão por apresentar este comportamento. Se for punido o que pode acontecer é que iniba estes sinais e passe a morder sem nos avisar.

Nível 2
Envolve o contacto dos dentes com a nossa pele mas sem perfurar (apenas deixa marca, sem sangue). Se os sinais continuarem a ser ignorados, rapidamente passará a uma mordedura "a sério".

Nível 3A
Envolve uma só mordedura que perfura mas não é tão profunda como o tamanho do dente.

Nível 3B
Múltiplas mordeduras que deixam perfurações na pele. Neste caso, as múltiplas mordidas mostram-nos que o cão está num nível elevado de excitação, ou seja, que o cão está a reagir sem pensar entre as mordeduras.

Nível 4
O cão morde uma vez com perfurações mais profundas que o tamanho do dente canino(o cão morde e pressiona) ou a mordedura mostra rasgões em ambas as direcções mostrando que o cão abanou a cabeça após morder. Enquanto os níveis abaixo são sinais de atenção para que os donos procurem ajuda de profissionais qualificados e especialistas em modificação comportamental o nível 4 é algo como "Deveriam ter procurado ajuda há três anos atrás". Este tipo de mordeduras não mostra qualquer tipo de sinal de inibição de força e é extremamente grave.

Nível 5
O cão morde múltiplas vezes com perfurações profundas. Cães que mordem neste nível, normalmente já o fizeram no nível 3 e 4.

Nível 6
O cão mata a vítima ou come a sua carne. É importante salientar que até os cães de porte pequeno e cachorros podem morder de tal forma que se torna suficiente para matar um bebé ou uma criança pequena. Os cães podem morder desta forma por medo mas também o podem fazer por estarem demasiado excitados a brincar.

Sem comentários:

Enviar um comentário