12.09.2014

Orelha Cortada

Já reparam algum dia em gatos com a ponta da orelha esquerda cortada? Este é um sinal utilizado para sinalizar gatos de colónias de rua que já estão esterilizados.

O objectivo é evitar apanhar gatos que já foram esterilizados, não só para poupar tempo e trabalho (apanhar gatos silvestres não é uma tarefa rápida e fácil) mas também para evitar uma nova cirurgia desnecessária. Assim, o corte é feito de forma a que a identificação como gato de colónia controlada seja feita visualmente.

O corte da orelha é feito durante a cirurgia ainda com o animal anestesiado e é um processo indolor. Este procedimento não produz alterações significativas na aparência do gato. 

2 comentários:

  1. Pois, levei a minha para ser esterilizada e veio de lá sem metade da orelha! não me disseram que era esse o procedimento e além do mais a minha gata já não é da rua!trouxe-a da rua faz um ano!.Que fazer-se nestas situações?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente que houve um mal entendido, os nossos animais que estão dentro de casa têm as orelhas inteiras! Devia ter conversado com o veterinário para explicar melhor a situação.

      Eliminar