12.09.2014

Orelha Cortada

Já reparam algum dia em gatos com a ponta da orelha esquerda cortada? Este é um sinal utilizado para sinalizar gatos de colónias de rua que já estão esterilizados.

O objectivo é evitar apanhar gatos que já foram esterilizados, não só para poupar tempo e trabalho (apanhar gatos silvestres não é uma tarefa rápida e fácil) mas também para evitar uma nova cirurgia desnecessária. Assim, o corte é feito de forma a que a identificação como gato de colónia controlada seja feita visualmente.

O corte da orelha é feito durante a cirurgia ainda com o animal anestesiado e é um processo indolor. Este procedimento não produz alterações significativas na aparência do gato. 

5 comentários:

  1. Pois, levei a minha para ser esterilizada e veio de lá sem metade da orelha! não me disseram que era esse o procedimento e além do mais a minha gata já não é da rua!trouxe-a da rua faz um ano!.Que fazer-se nestas situações?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente que houve um mal entendido, os nossos animais que estão dentro de casa têm as orelhas inteiras! Devia ter conversado com o veterinário para explicar melhor a situação.

      Eliminar
  2. tenho um rato com orelha cortada, e normal!

    ResponderEliminar
  3. Oi. Boa tarde. Sou do rio de janeiro e sou protetora tambem de animais .. Mas .Sempre acho gatinhos pequwnis nas ruas age te espera. O tempo certo e castramos .( levamos pra Castrar) apareceu uma gatinha preta aqui na rua pequena de uns 3 meses e ja havia uma das orelhas .Cortadas .A duvida e : nao foi a esquerda e sim a direita.. Nao tenho certeza se ela e castrada de verdade .. Como descobrir ? Ela ja ta com 7 meses. Co. 3 eu a achei ... Nao sei se e. Ou nao.. Tenho medo de nao ser ... E ela entrar no cio...

    ResponderEliminar