1.16.2015

Devemos fazer festinhas nas caudas dos nossos felinos?



Um estudo recente que se debruçava sobre se os gatos gostariam ou não de serem tocados pelos humanos apresentou alguns resultados curiosos e não resistimos a falar-vos deles. No estudo denomiado "The influence of body region, handler familiarity and order of region handled on the domestic cat's response to being stroked", além dos gatos apresentarem mais respostas negativas quando são afagados por humanos com quem estão familiarizados, uma das zonas onde menos apreciam festas é a zona da cauda!


Para obterem estes resultados, foram seleccionadas 8 zonas que foram referidas num inquérito prévio como zonas em que os donos costumam afagar os gatos e medidas as respostas comportamentais que os gatos ofereciam ao serem tocados. Na primeira experiência, a amostra incluía 34 gatos de ambos os géneros, mas apenas que vivessem em interior. Cada gato passou por duas sessões de manuseamento, uma com o dono e outra com um estranho. Na segunda experiência, a amostra incluía 20 gatos mas foram medidas as respostas em relação apenas a 3 zonas, para se confirmar que a área da base cauda era que provocava mais respostas negativas.

O que é fora do comum neste estudo,  é a ideia de que serem afagados por estranhos causa menos reacções negativas, o que não acontece noutras espécies, que parecem preferir ser manuseadas por pessoas familiares. Apesar de surpreendente, este pode ser um dado importante para explicar porque é que as agressões gato-dono são mais comuns que as agressões de gatos a outros humanos.

Foi questionada a possibilidade de ambos os dados se relacionarem com uma associação negativa ao serem acariciados pelos donos. Outra hipótese, teria a ver com o facto dos gatos estarem à espera doutro género de interacções com base na sua relação prévia com o dono e não terem qualquer expectativa em relação à outra pessoa envolvida na experiência.

Em relação à cauda, importa referir que na relação gato-gato é raro haver contacto físico com as caudas, estando este género de contacto (enrolarem as caudas) reservado apenas a gatos muito próximos, o que pode explicar o motivo pelo qual não gostam de ser acariciados nesta zona.
 
Infelizmente, a investigação sobre o comportamento dos gatos ainda está muito no início e existem muitas limitações nestes estudos. 

Na nossa experiência e no que lemos em blogs de especialistas, a realidade é que os gatos oferecem muitas vezes respostas comportamentais extremas quando são acariciados na zona da cauda. A Leonor, por exemplo, farta-se de miar e ela não é uma gata muito faladora! As hipóteses levantadas sobre estes dados também referem o facto de ser uma zona de difícil acesso e pode tratar-se de uma reacção semelhante às nossas de quando nos coçam as costas em sítios onde não conseguimos chegar :)

Além disso, acerca das respostas ao serem acariciados pelos donos, não foi feita nenhuma selecção que excluísse donos que tivessem comportamentos inconsistentes com os seus gatos e seria importante saber como normalmente seria a interacção entre ambos!

Em resumo, para evitar respostas agressivas, mais vale não fazer festinhas na zona da cauda e começar a aprender a ler os sinais de quando parar (os gatos em situações normais não apreciam contacto físico durante muito tempo)!

Sem comentários:

Enviar um comentário