2.05.2015

Comportamento reprodutivo dos gatos



Hoje falamos sobre a maturação sexual dos gatos - machos e fêmea e respectivo comportamento reprodutivo.

O cio surge pela primeira vez com a maturação sexual da gata, entre os 6 e os 12 meses.
A gata é um animal poliéstrico sazonal, isto é, pode ter vários estros (cios) durante o ano, dependendo do fotoperíodo (número de horas de luz por dia). À medida que aumentam o número de horas de sol, aumenta também a actividade sexual.
A ovulação na gata é induzida só quando há estimulação coital da vagina. Ou seja, isto quer dizer que as gatas só podem ter ovulação depois te terem sido cobertas pelo macho. Esta leva cerca de 25 a 30 horas, mas como o intenso período do cio dura pelo menos 3 dias, não há problema.

As fêmeas acasalam com mais de um macho por ciclo e durante o período receptivo acasalam múltiplas vezes. Disto resulta, que numa mesma ninhada, os gatinhos tenham ascendência diferente.

O macho alcança a maturidade por volta dos 7-9 meses. Ao contrário das fêmeas, um gato sexualmente maduro em boas condições de saúde está sempre pronto a acasalar. A sua atitude em relaçãos às parceiras sexuais não é de todo selectiva.

Demonstra a sua intenção de acasalar através da marcação de território com urina. Gemidos, lutas, correrias inquietas são outras formas de demonstrar as suas intenções amorosas à eleita.

Sem comentários:

Enviar um comentário