2.12.2015

Comportamento reprodutivo felino - o parto



O cálculo da data prevista para o parto nas gatas é muito fácil: data do acasalamento mais 63 dias. Uma oscilação de seis dias, para mais ou para menos, é normal.
Nos dias anteriores ao parto a fome extingue-se, a gata começa a mostrar-se inquieta e procura sítios sossegados, privados e secos onde possa ter os seus gatinhos.

Os nascimentos ocorrem por volta de cada 30 minutos. Desta forma, a mãe gata tem tempo de rasgar o saco amniótico que envolve o gatinho, limpar-lhe o nariz e boca, preparando-o para a primeira respiração e cortar com os dentes o cordão umbilical, que come juntamente com a placenta, que contém elementos nutritivos e sais minerais. Finalmente, lambe o gatinho completamente e aguarda o nascimento do próximo.

Já no pós-parto, a gata massaja com a língua e boca a região anal dos filhotes, recolhendo simultaneamente as fezes e urina, de modo a que o ninho permaneça limpo e seco. Os machos também lambem as crias em sinal de afecto.

Durante o segundo mês de vida, a gata muda os gatinhos de sítio. O primeiro ninho é escolhido tendo em consideração o máximo conforto e segurança. Mas, depois do aparecimento dos dentes, torna-se necessário aproximá-los de fontes de alimentação, para que a tarefa materna de trazer comida seja facilitada e os jovens gatos possam aprender com a mãe a comer e caçar.

Sem comentários:

Enviar um comentário