3.19.2015

Gatos e caixas de cartão


Quem tem gatos sabe muito bem como eles A-D-O-R-A-M caixas de cartão, verdade? Todas elas servem (até as mais pequeninas), desde que sejam caixas!

De acordo com um novo estudo da Universidade de Utrecht, os gatos usam as caixas de cartão para aliviar o stress. É um local onde se podem esconder e ignorar tudo à sua volta.

Gatos domésticos podem experienciar elevados níveis de stress quando colocados num abrigo. Este stress tem um impacto muito grande ao nível da saúde do gato. Este estudo foi levado a cabo num abrigo, exactamente por estes motivos.
Foram então escolhidos 19 gatos que eram novos no abrigo e dadas 10 caixas, enquanto os restantes 9 não tiveram direito a nenhuma. Para determinar o nível de stress dos novos gatos no abrigo foram feitas observações comportamentais durante um período de 14 dias de acordo com o "Kessler and Turner Cat-Stress-Score (CSS)". Durante este período, os felinos com as caixas demonstraram menos stress e adaptaram-se com maior facilidade ao ambiente do que os gatos que não tinham caixas. Em suma, uma caixa de cartão (ou um local para se esconder) é um enriquecimento extremamente importante para ajudar o gato a lidar com os níveis de stress.

Por outro lado, para além de ser uma forma de aliviarem o stress, garante-lhes também calor extra. Enrolarem-se numa caixa de cartão ajuda-os a manter a temperatura corporal... Não o fazem apenas para serem lindos e fofos, ou talvez sim. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário