2.09.2017

Estimulação Mental - Da teoria à prática

brinquedos cão
Aikiou Dog Bowl
Já falámos imensas vezes sobre a importância da estimulação mental e das vantagens que trazem a utilização de brinquedos e puzzles para prevenir o aborrecimento dos nossos animais, principalmente para quem deixa os cães sozinhos durante o dia. Hoje mostramos como podem inserir estes momentos no vosso dia-a-dia só com pequenas alterações nas rotinas.

bola para cão
Bola Verde e Kong Wobbler

Em primeiro lugar dividimos a dose da comida em 3, o puzzle da Aikiou ficou guardado num sítio seguro e só quando chegámos a casa é que passou para o chão. Durante o dia e para a Maggie se entreter, deixámos dois brinquedos dispensadores à sua disposição. Assim não só a deixamos ocupada como evitamos que ela coma tudo de uma vez o que pode ajudar prevenir alguns problemas de saúde como a torção gástrica.
Estes pequenos cuidados não nos ocupam muito tempo e são óptimos para ajudar na prevenção de comportamentos indesejados. Além disso, podem perfeitamente preparar os brinquedos de véspera com mais tempo e poupar mais uns minutos para dormirem mais um bocadinho. Não há desculpas válidas!
O investimento pode parecer avultado mas a realidade é que estes brinquedos são de boa qualidade e duram imenso tempo.

trela de treino
Trela de 5 Metros
E como a melhor parte do dia da Maggie é ir à rua, começámos o dia com um passeio algo curto mas forte em estímulos e para facilitar ainda levámos uma trela comprida que permita liberdade suficiente para que a Maggie possa cheirar todos os arbustos e ervas. Temos o cuidado de escolher um sítio seguro para que ela possa usufruir desta liberdade e claro esperamos pacientemente que ela acabe de cheirar os seus locais favoritos antes de avançarmos. É importante prestar atenção aos sítios onde os nossos cães perdem mais tempo a cheirar para os levarmos a esses locais quando não temos muito tempo.
Estas trelas compridas são muito boas para passear os nossos cães em segurança e dar-lhes mais liberdade. Não se esqueçam que também são óptimas trelas para se magoarem valentemente se não tiverem prática. Usem luvas para não queimar as mãos e tenham cuidado para não tropeçarem nos excedentes quando a trela não está totalmente esticada.
Quem, como eu, gosta de passear por sítios mais verdes e com ervas altas não se esqueça de ter a toalha pronta para secar o cão quando chegar a casa, nestes meses de inverno é mesmo essencial. Para além disso, tenham atenção que no meio das ervas se encontra muita coisa e não querem que o vosso cão coma algo que não deve. Se o virem a cheirar muito tempo o mesmo sítio verifiquem se não haverá algum resto de comida escondido.

Sem comentários:

Enviar um comentário