2.22.2017

O que nos dizem as caudas dos nossos gatos?



Já explicámos que os animais comunicam através de uma mistura de sinais verbais e de linguagem corporal, que muitas vezes nós não conseguimos compreender bem. Todos nós estamos familiarizados com as caudas eriçadas dos gatos, mas existem vários significados para a forma como os gatos apresentam as caudas.


Como os gatos são vítimas de incompreensão e muitas vezes não conseguimos perceber o que motivou um ataque inesperado, sob forma de dentadas, arranhadelas ou patadas, deixamos aqui umas dicas sobre o que comunicam diferentes movimentos e posições das caudas!

1 - Um gato com uma cauda vertical e a ponta curva normalmente é sinal de que quer ir cumprimentar a pessoa ou o animal que acabou de ver. A forma como a cauda está curvada difere de gato para gato. Podem ver estes comportamentos quando chegam a casa ou quando chamam os vossos gatos.

2 - Caudas totalmente verticais são sinais de gatos confiantes, como por exemplo quando andam a explorar ambientes.

Cauda vertical e eriçada
3 - A cauda vertical e eriçada é sinal de agressividade. Esta agressividade pode ser motivada por ver algum animal ou pessoa e sentir-se encurralado, um susto, etc.. Devem evitar aproximar-se de gatos com este género de cauda porque o mais certo é serem atacados.

4 - Quando o gato tem a cauda totalmente vertical e tipo a "vibrar" , é normalmente sinal de excitação, por exemplo, quando temos um bocado de comida de que o gato gosta muito. No nosso caso, manifesta-se frequentemente quando abrimos a porta do armário que contém os anti hairballs!

5 - Caudas horizontais e relaxadas são sinal de gatos amigáveis e relaxados. Podemos e devemos interagir positivamente com gatos relaxados e amigáveis. Aproveitem!

Cauda para baixo, corpo rente ao chão
6 - Caudas para baixo e com uma ligeira curvatura na base são sinal de uma postura defensiva. Podemos aproximar-nos com muita calma de gatos com esta posição se controlarmos os estímulos do ambiente. Qualquer barulho estranho pode despoletar uma reacção defensiva ou agressiva.

7 - Numa postura de medo extremo, normalmente as caudas estão para baixo entre as pernas. A não ser que seja impossível, não devemos aproximar-nos ou interagir com gatos que estejam assim tão assustados.

agitar a cauda
Linguagem Corporal - Cauda
8 - No gif acima vemos o Preguiça a abanar a cauda rapidamente de um lado para o outro em plena cena de caça. A velocidade com que ele a mexe revela uma grande excitação, não há dúvidas de que ele estava concentrado e interessado na brincadeira. Não se esqueçam que são em momentos como estes que os nossos gatos libertam grande parte da sua agressividade, poupando-nos muitos problemas!

9 - Agitar apenas a ponta da cauda rapidamente - irritação ou excitação. Normalmente este é um sinal de que devemos parar de acariciar os nossos gatos e deixá-los em paz, mesmo que isso signifique deixá-los quietos no nosso colo.

10 - Agitar a ponta da cauda calmamente - alerta ou a observar algo. Conseguimos ver o Preguiça assim quando está no topo do seu trepador a olhar pela janela.

Claro que não podemos esquecer-nos de que toda a postura corporal e a situação em que o gato se encontra têm que ser consideradas. As orelhas e bigodes também são muito importantes nesta análise mas sobre isso falaremos noutro dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário