Já explicámos que os animais comunicam através de uma mistura de sinais verbais e de linguagem corporal, que muitas vezes nós não conseguimos compreender bem. Todos nós estamos familiarizados com as caudas eriçadas dos gatos, mas existem vários significados para a forma como os gatos apresentam as caudas.
Como os gatos são vítimas de incompreensão e muitas vezes não conseguimos perceber o que motivou um ataque inesperado, sob forma de dentadas, arranhadelas ou patadas, deixamos aqui umas dicas sobre o que comunicam diferentes movimentos e posições das caudas!
1 - Um gato com uma cauda vertical e a ponta curva normalmente é sinal de que quer ir cumprimentar a pessoa ou o animal que acabou de ver. A forma como a cauda está curvada difere de gato para gato. Podem ver estes comportamentos quando chegam a casa ou quando chamam os vossos gatos.
Cauda vertical e eriçada |
4 - Quando o gato tem a cauda totalmente vertical e tipo a "vibrar" , é normalmente sinal de excitação, por exemplo, quando temos um bocado de comida de que o gato gosta muito. No nosso caso, manifesta-se frequentemente quando abrimos a porta do armário que contém os anti hairballs!
5 - Caudas horizontais e relaxadas são sinal de gatos amigáveis e relaxados. Podemos e devemos interagir positivamente com gatos relaxados e amigáveis. Aproveitem!
Cauda para baixo, corpo rente ao chão |
7 - Numa postura de medo extremo, normalmente as caudas estão para baixo entre as pernas. A não ser que seja impossível, não devemos aproximar-nos ou interagir com gatos que estejam assim tão assustados.
Linguagem Corporal - Cauda |
9 - Agitar apenas a ponta da cauda rapidamente - irritação ou excitação. Normalmente este é um sinal de que devemos parar de acariciar os nossos gatos e deixá-los em paz, mesmo que isso signifique deixá-los quietos no nosso colo.
10 - Agitar a ponta da cauda calmamente - alerta ou a observar algo. Conseguimos ver o Preguiça assim quando está no topo do seu trepador a olhar pela janela.
Claro que não podemos esquecer-nos de que toda a postura corporal e a situação em que o gato se encontra têm que ser consideradas. As orelhas e bigodes também são muito importantes nesta análise mas sobre isso falaremos noutro dia.
Sem comentários:
Enviar um comentário