8.04.2014

Das Patas à Cabeça




Em Portugal as questões sobre o comportamento, treino e bem-estar animal ainda não são tão frequentemente abordadas como gostaríamos que fossem, e acabamos por nos socorrer de blogs e sites estrangeiros para ter acesso a informação sobre estes temas.


Apesar de já existir muita informação disponível acerca dos cães, o mesmo não se pode dizer sobre informação disponível relativa aos felinos. Estamos constantemente a actualizar-nos, com novas leituras e formações e é neste sentido que decidimos criar um espaço para partilhar conhecimentos. Queremos incutir a ideia de que o bem-estar animal não se resume apenas a fornecer cuidados básicos de saúde e alimentação aos nossos companheiros e que o compromisso que assumimos quando decidimos ter um animal de estimação deveria incluir muito mais do que isso!


Conhecemo-nos no contexto do Curso de Treinadores de Cães e não demorou muito a perceber que além do interesse pelo comportamento dos Cães, partilhávamos o mesmo interesse e fascínio pelos nossos queridos felinos! Começámos a discutir e a trocar ideias sobre as mais diversas questões relacionadas com treino positivo e comportamento, falando muitas vezes do nosso dia-a-dia com os nossos animais de estimação ou apenas para discutir algo que tínhamos acabado de ler ou ver.


Foi assim que, entre as nossas conversas, decidimos criar um espaço onde pudéssemos partilhar informação actualizada e factual sobre temas como enriquecimento ambiental, treino positivo, como apresentar um novo animal ao animal residente, entre outros tópicos. Vamos falar-vos de bichos, Das Patas à Cabeça! Queremos que percebam quais são os comportamentos naturais e a linguagem dos nossos animais, como funciona o treino baseado em reforços positivos e como é que podemos utilizar os seus comportamentos naturais e o treino para fortalecer os laços com os nossos animais.

Sem comentários:

Enviar um comentário