8.26.2014

Ouvi dizer que posso treinar o meu gato...


Por onde começar?

Como sabemos não podemos (nem devemos) obrigar um gato a fazer o que quer que seja. Tudo isto implica que usemos o nosso cérebro para lidar com eles - e que bom é! Devemos então perceber o que motiva o gato a fazer alguma coisa - um brinquedo, alguma comida/biscoito específico, mimos, etc. Se não sabemos ainda qual o reforço mais forte, temos que perguntar ao próprio gato o que ele prefere, obviamente que com isto queremos dizer que devemos experimentar diversos reforços até encontrarmos aquele que o gato A-D-O-R-A.



A partir daí, podemos usar tudo isso a nosso favor e encorajar o gato a oferecer certos comportamentos em troca desses reforços.

Vamos trabalhar com ele numa altura em que esteja com apetite ou mais predisposto para a brincadeira, pois o processo de aprendizagem será muito mais rápido e eficaz.

Que comportamentos ensinar? Tudo aquilo que a nossa imaginação (e o gato) permitir. Um bom exercício básico é o ensinar a tocar num “target” (podemos usar um simples pau, caneta, etc). Este exercício permite-nos introduzir o gato ao treino com clicker e a nós mesmos, para além de ser útil para ajudar a ensinar alguns comportamentos.

Para vos explicar como funciona o exercício de target e o senta podem ver o vídeo abaixo!

Sem comentários:

Enviar um comentário