9.18.2014

Agressão por Falta de Reconhecimento


Muitas vezes quando temos dois gatos e os separamos por algum motivo, principalmente quando os levamos para outros espaços, eles parecem não se reconhecer e atacam-se. Isto é muito frequente quando os gatos voltam das consultas ou tosquias. Nestes casos, podemos mesmo ver os nossos gatos que normalmente vivem em harmonia a perseguirem-se, atacarem-se ou a fazerem emboscadas.

O que acontece é que os gatos utilizam vários sinais para se reconhecerem, incluindo sinais odoríferos, que ficam mascarados pelos cheiros dos locais onde estiveram ou pelos produtos que lhes foram colocados. Além disso, alguns procedimentos, como os que envolvem anestesia, ou mesmo o stress de irem ao veterinário também podem afectar o comportamento do gato que saiu levando a que outro gato não reconheça o seu comportamento como amigável.

O ideal nestas situações é fazermos a reintrodução dos nossos animais calmamente em vez de os libertarmos logo com acesso a toda casa. Colocamos os animais em divisões diferentes para que tenham tempo de se cheirarem e vamos analisando a forma como se comportam. Se agirem de forma relaxada podemos soltá-los e ver como reagem. Se não estiverem relaxados, teremos que agir como se estivéssemos a fazer a introdução do gato pela primeira vez, apresentando-os de forma gradual. Podemos esfregá-lo com cobertores ou outro género de panos onde eles durmam para que recuperem o seu cheiro mais rapidamente. Recompensem os gatos por cada interacção positiva (mesmo que seja apenas ignorarem-se) com biscoitos ou brincadeiras! Também podem considerar utilizar feromonas, como feliway, para ajudar neste processo. 

Outra das opções que é por vezes utilizada para evitar este problema é levar os dois animais ao veterinário, mesmo que apenas um tenha consulta. No entanto, deveremos utilizar esta táctica apenas se estiverem bem sociabilizados e não se importarem de estar na transportadora. Temos que pensar se compensa causar tanto stress a um gato (não se esqueçam que os gatos são muito sensíveis às mudanças de ambientes), quando podemos resolver o problema gerindo o ambiente :)

Se intervirmos de forma errada poderemos provocar uma ataque do gato por agressão redireccionada. Se não conseguirmos evitar a agressão, devemos interrompê-la de forma segura: fazer barulho, atirar um cobertor, uma almofada, etc.. Quando os separarmos, deveremos mantê-los em divisões diferentes e se algum dos gatos ficar agressivo com os humanos ou outros animais que vivam em casa, devemos fechá-lo até que se acalme. 

Podem demorar vários dias a acalmarem-se e a voltarem ao normal, não tentem apressar este processo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário