9.12.2014

Brincar com o nosso cão!


Brincar com o nosso cão é muito importante quer para gastarmos a energia dele como para saciar alguns comportamentos instintivos. Como já explicámos, devemos ter brinquedos que o cão utilize sozinho e outros que usaremos para brincar com eles.

Normalmente vemos imensa gente a atirar bolas aos cães, mas além de bolas há outros brinquedos que podemos utilizar como discos, brinquedos com cordas, brinquedos que flutuam para atirarmos para a água. Para os cães que não gostam de ter coisas na boca, podem experimentar fazer um buraco numa bola de ténis e colocar lá frango ou outra recompensa e recompensá-lo sempre que pega no brinquedo. Claro que o ideal é além de ensinarmos o cão a ir apanhar a bola é ensiná-lo a trazê-la até nós :) Mais tarde vamos explicar-vos como! 

Também podemos brincar às caçadas com os nossos cães, mas atenção! Para fazermos isto em espaços abertos temos que ter regras muito claras ou poderemos ensinar o nosso cão a fugir de nós quando nos aproximamos. Assim, o ideal é quando queremos jogar às caçadas, avisar o cão de que o vamos fazer com um: "Vou apanhar-te", "vou atrás de ti", "vou caçar-te" ou qualquer outra palavra ou expressão que não poderemos esquecer-nos de dizer e jamais poderemos ir atrás dele sem primeiro a dizer.

Outra coisa que podemos fazer é jogar às escondidas. Enchemos os bolsos de recompensas ou ração e vamos para outra divisão, podemos pedir um senta e fica (se o cão souber) e após o libertarmos do fica, chamamos o cão! Quando ele chegar ao pé de nós recompensamos entusiasticamente. O objectivo é ir subindo a dificuldade e podemos jogar às escondidas no nosso jardim ou outro local ao ar livre vedado de forma segura.

"Tug-of-War" é um outro jogo que satisfaz os instintos de puxar e agarrar coisas. Para o jogarmos, também devemos ensinar ao cão o pega e o larga, para que ele saiba quais são os brinquedos certos e as alturas certas para agarrar coisas que temos na mão e evitarmos problemas. É necessário ter atenção para que o cão jamais toque na nossa pele. Caso isso aconteça, deveremos interromper imediatamente o jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário