9.30.2014

Como brincar com os nossos gatos?


Como referimos no artigo sobre estimulação mental, existem diversas formas de suprimir as necessidades de ocupação dos gatos, hoje vamos falar de uma das favoritas dos nossos felinos: as brincadeiras em que interagimos com os nossos gatos.


Neste género de brincadeiras, a ideia é imitar os movimentos de uma presa, mantendo o brinquedo escolhido em movimento. Assim, enquanto o gato tenta apanhar a presa, faz exercício desgastando energias. Também estamos a contribuir para o gato satisfazer o seu instinto de predador, o que previne atitudes mais agressivas e ataques inapropriados do gato aos donos ou outros animais.

Para este género de actividade podemos comprar brinquedos ou fazer os nossos próprios brinquedos, o que eles têm é que ter um fio ou cana que nos permita manter o brinquedo em movimento para não perder o interesse. É preciso ter cuidado, no entanto, para não manter o brinquedo sempre em movimento, pois se repararmos os gatos passam grande parte de um ataque à espera do local e momento certo para caçar. E é precisamente nesta parte que lhes estamos a oferecer a oportunidade necessária para pensar! É importante deixar a presa perto o suficiente do gato para o incitar a atacar, mas também não precisamos de colocar a presa em frente à cara do gato, pois isto não motiva o seu comportamento de predador.


Um dos brinquedos muito utilizados são os lasers, no entanto temos que perceber que este exercício não contribui para satisfazer o instinto de predador do gato. Apesar dele fazer bastante exercício acaba por nunca apanhar a presa e pode ficar desmotivado ou frustrado e ir aliviar a frustração em algum comportamento problemático para nós.

Os brinquedos utilizados nestes jogos não devem estar à disposição do gato, devem estar guardados, para que eles não se fartem deles e para ganharem mais valor. Quando aparecem o gato tem que aproveitar!

Finalizar a brincadeira também é muito importante, não podemos simplesmente decidir que acaba e recolher o brinquedo. Idealmente, deverá diminuir-se a intensidade com que a presa se mexe, como se estivesse a morrer, até que fica totalmente imóvel.

A recordar:
- Devemos manter a presa em movimento para a tornar interessante
- O gato tem que ter apanhar o brinquedo, ou irá ficar desmotivado
- Finalizar é tão importante como iniciar a brincadeira
- O principal objectivo é divertir o gato!

Sem comentários:

Enviar um comentário