10.13.2014

Brincadeiras com Gatos - Cenários e Rotinas


Depois de explicarmos como é que deveriam brincar com os gatos, agora vamos explicar como montar o cenário ideal para motivar os nossos felinos (principalmente os mais preguiçosos).

O ideal é até escolher um local para brincar que permita ao gato esconder-se e preparar uma emboscada, em vez de um local aberto. Se não tivermos nenhum sítio apropriado com esconderijos, podemos colocar almofadas, sacos de papel, túneis, casacos em cadeiras, etc.. Não se esqueçam que devemos aproximar a presa do gato, já que na natureza não vemos gatos a percorrem kms para apanhar nenhum animal. A ideia é deixar o gato satisfeito e é importante que o gato consiga mesmo apanhar a presa (ainda que ela volte a fugir) ou irá sentir-se frustrado e desistir.





Se nunca habituámos o gato a brincar poderemos ter a tarefa inicial de o motivar, variando os brinquedos, o local, a velocidade da presa, colocando a presa no chão e no ar, até encontrar o que o nosso gato prefere. É importante criar uma rotina, por exemplo, às 19h30 todos os dias brincamos dez minutos com o gato na sala. Como os gatos gostam de brincadeiras rápidas e intensas, mais vale escolher vários momentos curtos para brincar com eles. As melhores alturas são de manhã e antes de irmos dormir, visto que correspondem aos picos de energia dos gatos. Brincar com eles logo de manhã irá ajudar a evitar a destruição da nossa casa, enquanto que brincar um bocado antes de irmos dormir irá ajudar a que nos deixem em paz a noite toda!

Para terminar, não se esqueçam que devem escolher bem os brinquedos e os locais onde brincam com os gatos. Não queremos que os gatos pensem que as nossas mãos são de brincar, nem que a cama é o local certo brincar, sob pena de não conseguirmos ter uma noite sossegada e estarmos constantemente a ser mordidos e arranhados pelos nossos gatos.

Sem comentários:

Enviar um comentário