1.09.2015

O que fazer quando se perde um animal?


Mesmo com todos os cuidados por vezes os nossos animais podem sair acidentalmente de nossa casa sem supervisão. Nestas alturas o mais importante é agir rapidamente, diminuindo a probabilidade de acontecer alguma coisa e a distância que conseguem percorrer. 


O essencial nestas circunstâncias é divulgar ao máximo, principalmente no caso dos cães que conseguem percorrer grandes distâncias e torna-se muito difícil procurá-los. Em primeiro lugar o que devemos fazer é publicar anúncios online, podemos utilizar sites como encontra-me.org e o FindMyPet, que além de já terem modelos pré-definidos agregam informação permitindo que alguém que encontre o animal consiga contactar os donos. Divulguem muito em todas as redes sociais, contactem os canis municipais e associações das zona e peçam a todos para partilharem.

Em segundo lugar, devemos imprimir e afixar anúncios nas proximidades (no caso dos gatos o mais provável é que não se afastem mas não se esqueçam que os cães correm muito e nem sempre em linha recta). Enquanto afixamos anúncios também devemos ir abordando pessoas sensibilizando-as para o facto de andarmos à procura de um animal, e se é meigo ou não, o que poderá aumentar a sua atenção e disponibilidade para ajudar a encontrá-lo.

Também devemos notificar as bases de dados de identificação electrónica o SICAFE e o SIRA, bem como consultar a base de dados de animais encontrados sem identificação electrónica ou sem dados associados do SICAFE. Outra ideia a não esquecer é notificar todas as clínicas veterinárias e visitá-las para deixar panfletos nas que assim permitirem. Podemos contactar o canil municipal para saber que animais foram recolhidos se bem que o ideal é visitá-los e verificar-mos nós mesmos que animais se encontram lá.
 Legalmente somos obrigados a notificar a nossa junta de freguesia nos 5 dias após o desaparecimento de um animal.

Dicas importantes:
- Por muito bom que seja retirar a coleira a um animal, o ideal é que este esteja sempre com os contactos dos responsáveis numa chapa bem visível, seja pelo tamanho ou cor, especialmente no caso de animais que apresentam um historial de fuga ou foram adoptados recentemente!
- É importante saber o número do microchip para podermos colocar nos anúncios (apenas divulgar os últimos 4 dígitos) e notificar as entidades referidas.
- Não esperem para começar a divulgar, quanto mais depressa o fizerem maiores são as probabilidades de reencontrarem os vossos animais.

Sem comentários:

Enviar um comentário