1.27.2015

Porque é que os cães brincam?

Fotografia de Vera Carvalho

Já repararam que os cães não deixam de brincar quando se tornam adultos? Se os tivermos incentivado desde sempre a brincar ou forem bem socializados com outros cães, irão aproveitar para brincar quando tiverem oportunidade.

Nos animais jovens é fácil compreender que brincar os ajuda a praticar comportamentos de que irão necessitar na sua vida adulta, como caçar ou fugir de predadores. No entanto, enquanto adultos não só já não existe esta necessidade como brincar corresponde a um gasto de energia desnecessário.

Os cães brincam de três formas diferentes: sozinhos e com objectos; socialmente e com objectos ou socialmente sem objectos. Quando brincam sozinhos, os cães gostam de objectos que façam barulho e sejam fáceis de partir e principalmente que se movam de forma imprevisível! Como já referimos, os cães fartam-se facilmente dos brinquedos pelo que devemos torná-los interessantes, aqui falamos sobre este tema em particular.  

Fotografia de Vera Carvalho

Enquanto brincam socialmente e com objectos, estes são interessantes mesmo que sejam a bola com que brincam todos os dias desde há 10 anos! Normalmente, os nossos animais preferem este género de interacções com objectos, mostrando que o que importa é a interacção e não o objecto em si. Além deste género de brincadeiras serem benéficas para tornar o nosso cão mais seguro, também são óptimas para melhorar a sua atenção e a performance no treino. Neste artigo, foi feito um estudo comparativo sobre a colaboração durante brincadeiras com objectos entre cão-humano e cão-cão. Os resultados apresentados mostram que os cães colaboram mais enquanto interagem com humanos, mostrando que o objectivo não é ganhar posse sobre o brinquedo mas sim interagir.

Quando brincam socialmente e sem objectos, normalmente o que vemos são cães a perseguirem-se em correrias loucas! Também podemos jogar às caçadas com os nossos cães, mas não se esqueçam de introduzir uma palavra chave para a perseguição ou arriscam-se a ter um cão que não sabe distinguir um jogo de caçadas de um dono a aproximar-se. Entre cães também temos uma espécie de brincadeira-luta, em que os cães apresentam vários sinais de que desejam brincar como vénias.

Mas afinal o que motiva os cães a brincarem? Enquanto alguns comportamentos parecem relacionar-se claramente com algumas actividades primárias como o caça, outros parecem não ter qualquer utilidade prática. O artigo "Why adult dogs 'play'" exlora a hipótese destes comportamentos terem sido afectados maioritariamente por pressões evolutivas e selecção humana durante o processo de domesticação. É provável que os cães que se dessem melhor com outros cães fossem mais escolhidos no processo de domesticação. E em relação a brincarem connosco, provavelmente favorecemos os animais com quem criámos mais laços, o que acontece quando brincamos com os nossos cães.

Fisiologicamente, há diversas reacções químicas que ocorrem nos cães e humanos quando brincam juntos. Há na produção de neurotransmissores que nos fazem sentir bem, o que pode explicar a selecção de cães mais brincalhões durante a domesticação. 

Em resumo, não se esqueçam de brincar com os vossos cães! Além do exercício ser uma parte importante na vida dos cães e a sua prática frequente e correcta prevenir vários problemas comportamentais, estão a criar laços emocionais com os vossos cães melhorando a vossa relação. :)


Fontes:
"Why do Adult Dogs 'play'?"
"Dog Play: What's the Purpose?"

Sem comentários:

Enviar um comentário