Imagem retirada do site do Hospital Veterinário Principal |
Já ouviram falar da lagarta do pinheiro? Estas lagartas são muito tóxicas para os nossos animais (e para nós), provocando reacções dermatológicas e respiratórias.
Este ano já começaram a ser avistadas estas correntes de lagartas, por isso é preciso ter cuidado com os sítios onde passeamos os nossos cães. Como o nome comum indica, estas lagartas vivem hospedadas no pinheiro, pelo que é mais comum encontrarem-nas perto de mato com pinheiro. Em Portugal encontram-se disseminadas por todo o território, uma vez que existem matas com pinheiro por todo o país.
Os seus pelos são tóxicos, pelo que qualquer contacto com as lagartas é perigoso. No caso dos cães, só o facto de as cheirarem já é suficiente para ficarem intoxicados. A lagarta do pinheiro provoca reacções como dificuldade em respirar, vómitos, espirros, focinho inchado, babar intenso e comichões.
Caso desconfiem que o vosso animal possa ter estado em contacto com as lagartas devem levá-lo imediatamente ao vosso veterinário. O contacto pode provocar a morte dos tecidos (necrose) na zona da língua, mucosa oral e olhos, sendo necessário tratamento hospitalar o mais depressa possível. Por vezes a severidade dos anos implica mesmo a eutanásia, caso não seja possível a garantir a qualidade de vida do nosso animal.
Sem comentários:
Enviar um comentário