10.23.2015

A partida da Xana

Gato

De há uns tempos para cá que a saúde da Xana nos dava alguns sinais de fraqueza. Depois de vários exames feitos, foram diagnosticados problemas urinários, e, posteriormente renais. Manteve-se estável até acontecer algo inesperado nas nossas vidas: a morte do meu pai. A energia cá em casa mudou... e de que maneira! 

Os gatos são os melhores seres que alguma vez conheci e tudo isto só veio confirmar ainda mais esta minha convicção. A Xana sentiu imenso todo este processo e a saúde dela começou a ficar cada vez mais frágil, acabando mesmo por partir. Sentimos um enorme vazio, mas, ao mesmo tempo, uma imensa gratidão pelos 11 anos passados juntas, por poder cuidar e estar ao lado dela até ao último ronron.

Durante este processo, e não posso deixar passar ao lado, entram nas nossas vidas os DVet - Veterinários Holisticos que nos inundam de informação sobre medicina veterinária natural - que recomendo vivamente, pela saúde dos vossos bichos!

Quero também contar-vos como reagiram os outros gatos e como ultrapassamos tudo isto. O Jordi, companheiro de longa data da Xana, foi aquele que mais sentiu esta perda. A melhor forma que tenho de vos descrever o comportamento dele é como se sentisse uma enorme revolta. Não tolerava que nenhum gato se aproximasse dele, rosnando e bufando imediatamente. Todos os outros também sentiram esta partida. Então o que fazer? Dar-lhes tempo, espaço e muito, muito amor! Respeitar cada reacção e processo que cada um está a viver.

Em relação a nós... Como ultrapassar isto, e, neste caso, duas vezes? É sempre mais fácil na teoria, obviamente. Digo-vos que nos agarramos com muita força às coisas boas, às memórias... e até aquelas menos boas deixam saudades. É uma perda física que dói, mas a verdade é que a energia nunca morre e permanece aqui sempre, disso não tenho qualquer dúvida! 

Sabemos que eles estão sempre ao nosso lado (e pequenos sinais vão confirmando isso) e que nos vão guiando neste caminho que é a Vida.

Uma enorme gratidão ocupa o meu coração por ter vivido 11 anos ao lado deste ser incrível que me ensinou tanto daquilo que sei hoje e que partilho convosco neste blog. A minha primeira gata, a minha primeira gata treinada. É um amor que nunca se esquece :)

Enquanto escrevo, o Jordi adormece nos meus braços com um enorme ronron. Hoje os ânimos cá em casa já estão de volta ao normal e amanhã é um novo dia.

1 comentário: