3.07.2018

Socorro! O meu gato não me deixa dormir!


o meu gato não me deixa dormir

Uma das queixas que ouvimos com frequência é de que os gatos não nos deixam dormir de noite e a forma como o fazem consegue ser bastante criativa! Dentro dos vários comportamentos que nos afectam o sono incluem-se vocalizações excessivas, atirar coisas ao chão (copos, elementos decorativos, etc.), corridas loucas, trazer brinquedos para cima da cama e tentar despertar a nossa atenção... Ideias não lhes faltam! Hoje vamos falar-vos de estratégias para resolver este problema.

Quando o Zulu chegou a casa tivemos de o habituar a dormir de noite e lembrámo-nos de escrever sobre o assunto. Os gatos têm uma predisposição natural para serem mais activos de noite o que pode trazer algumas incompatibilidades com o nosso estilo de vida.


O que fazer quando o nosso gato não nos deixa dormir de noite?


O ideal é que além de garantirem as necessidades básicas dos vossos gatos - água, comida e caixas de areia limpas - passem tempo de qualidade com eles quando chegam a casa. Principalmente para os gatos que não têm companhia todo o dia ou que mesmo tendo companhia de outro gato não brincam juntos. O que é que é tempo de qualidade? Primeiro, brincar! Os gatos são predadores e adoram caçar, ter brinquedos à disposição durante o dia é bom mas óptimo é dispender algum tempo por dia a brincar com o nosso gato. Já falámos sobre a importância de brincar com os gatos muitas vezes.

O plano para alterar este comportamento passa por diversas medidas e uma delas é por alimentar o gato a horas certas. Portanto, se deixam comida à disposição ao vosso gato e ele não vos deixa dormir de noite o ideal é que o habituem a comer em porções. Não façam esta transição repentinamente ou poderão causar outros problemas. Não se esqueçam que os gatos são animais de rotina e qualquer mudança deverá de ser gradual. 

Estabeleçam uma rotina de final do dia. Guardem uns minutos para brincar com o gato antes de irem dormir, dependendo do nível de energia do gatinho podemos estar a falar de 30 minutos ou 10 a 15 minutos com um gato mais velho e calmo. Utilizem brinquedos que vos permitam brincar com o gato sem utilizarem as mãos, canas de pesca, fios, etc., e que vos permitam simular uma caçada. Não se esqueçam de terminar a brincadeira a baixar de ritmo e talvez deixar o gato dar umas dentadas no brinquedo. Não cometam o erro de acabar a brincadeira abruptamente e o deixar cheio de energia! Também devem ter em consideração que os vossos gatos não devem brincar na vossa cama nem no quarto a não ser que queiram ter um gato que vos acorda de noite aos saltos na cama porque quer brincar.

Depois de brincarem com o gato devem servir-lhe a última refeição do dia. De barriga cheia e cansado da brincadeira o resultado será um gato calmo que vai querer tratar da sua higiene e está pronto para dormir!

Agora chega a parte mais difícil, ignorar todas as tentativas do vosso gato de vos despertar atenção durante a noite! Não lhe ralhem, não se levantem - nem para ir a casa de banho, não o alimentem! Todas estes comportamento serão um reforço positivo do comportamento do gato.

trepadores e ginásios gatos

Preparar a casa para a noite


Numa situação ideal poderiam deixar brinquedos noutra divisão que não o quarto. Assim, não só evitam que ele se aborreça e atire coisas que não deve ao chão como lhe dão oportunidade de gastar energia sozinho. 

Também podem experimentar deixar um brinquedo dispensador para que ele possa caçar e comer durante a noite. Nós queremos muito experimentar o Doc and Phoebe - no bowl feeding system mas enquanto não o fazemos temos algumas alternativas como este dispensador da Kong, que podem deixar semi-escondido escondido nalgum local para que o gato não o encontre imediatamente.

Outra ideia passa por deixar uma janela sem as persianas corridas para que o gato se possa distrair a olhar pela janela e ver alguma actividade nocturna. Aqui em casa temos um trepador na sala e as persianas ficam abertas para que os gatos possam ver gaivotas e outros pássaros. 

Falem com o vosso veterinário


Se este é um comportamento novo no vosso gato devem verificar que não se trata de nenhum problema de saúde. Gatos idosos ou com problemas de saúde podem ter níveis excessivos de energia, ficarem com os horários confusos ou podem acordar-vos por se sentirem desconfortáveis e não conseguirem dormir.


Fontes:
Jackson Galaxy
PETmd - Cats Can Learn to Sleep at Night
PETmd - Treating the Cat That Won't Sleep at Night
Pam Johnson-Bennet - Think Like a Cat

Sem comentários:

Enviar um comentário