8.22.2014

Estimulação mental - o que é e para que serve?


A estimulação mental dos animais pode ser explicada como a utilização de actividades criadas para desafiarem os animais a resolverem um problema, deixando-os ocupados. Actualmente a maioria dos nossos animais vivem numa rotina em que não precisam de se esforçar para obter nada, pois oferecemos-lhe tudo o que eles necessitam. Parece-nos que estamos a fazer uma boa acção, mas não poderíamos estar mais errados.

Muitos dos problemas de comportamento e queixas dos donos poderiam ser evitados se a estimulação mental dos animais não fosse tão negligenciada. Deixamo-los muitas horas sozinhos e sem nada para fazer, com comida à disposição, retirando-lhes grande parte do propósito que tinha a sua vida como predadores.

A estimulação mental ajuda a criar um animal confiante, sociável, bem comportado, e ainda é uma boa oportunidade para melhorar a ligação com o dono. Estes exercícios irão ajudar os nossos bichos a acalmarem, pois estão a gastar energias enquanto resolvem problemas. Além disso, é uma boa forma de combater o aborrecimento, porque aumenta o tempo que passam entretidos e, consequentemente, ajuda a evitar a depressão e o stress.

Apesar de os cães terem alguma estimulação mental nos passeios, pois além de desgastarem energias, recebem vários estímulos sensoriais, os gatos de interior costumam ser ainda mais descurados. Se apostarmos numa boa estimulação mental, iremos atrair a atenção dos nossos animais para actividades e brinquedos apropriados, que contribuirão não só para que se sintam menos aborrecidos, mas também para evitarmos comportamentos destrutivos.

A estimulação mental também pode ser um bom substituto de exercício, principalmente para os dias de chuva ou para quando temos animais que por algum motivo de saúde têm que estar sossegados. Que actividades podem ser consideradas actividades mentais? Podemos considerar actividades diárias como passeios, treino, brincadeiras ou então poderemos investir em alguns brinquedos adequados a este propósito. Como todos os animais têm preferências, o ideal é descobrir o género de actividades que os nosso animais preferem e investir nelas. Acima de tudo, a estimulação mental é uma aposta segura para ter um animal equilibrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário