9.25.2014

As cinco liberdades


O conceito de bem estar-animal está relacionado com o estudo das necessidades básicas dos animais, de forma a garantir que todos têm uma vida com qualidade. Estes estudos incidem em animais silvestres, de produção, de jardins zoológicos, de experimentação, de companhia. Existem várias formas de abordar esta problemática, mas a importância do estudo do bem-estar animal de forma rigorosa e científica, tem a ver com a possibilidade de influenciar políticas, leis e obrigações dos responsáveis pelos animais, de forma a garantir que todos tenham as suas necessidades básicas colmatadas. Assim, foi necessário encontrar um consenso, do qual nasceram as cinco liberdades divulgadas pelo Farm Animal Welfare Council, originadas por um relatório que estudava a qualidade de vida dos animais de produção.


As cinco liberdades são:
- Liberdade do Stress e do medo;
- Liberdade de Fome e de Sede;
- Liberdade de Desconforto;
- Liberdade de Dor e Doenças;
- Liberdade para expressar um comportamento normal.

As 5 liberdades são baseadas na satisfação das necessidades naturais dos animais, mas como sabemos quais são? Medindo variáveis fisiológicas e comportamentais. Os animais libertam hormonas, apresentam certas respostas imunológicas bem como indicadores biofísicos, e outros indicadores fisiológicos que podem ser medidos através de processos científicos rigorosos. Por outro lado, apresentam comportamentos normais em determinadas circunstâncias que devidamente estudados, nos permitem compreender se o animal está em stress, por exemplo, sem utilizar métodos tão invasivos. Todos estes indicadores fisiológicos e comportamentais são devidamente medidos, observados e descritos até se encontrarem resultados e conclusões cientificamente validadas acerca das respostas padrão a determinada situação.

É fácil associar estas questões aos animais de produção, mas muitos dos nossos gatos e cães também sofrem com estas questões, principalmente com a liberdade de expressar comportamentos naturais. É por isso que é tão importante perceber quais são as necessidades básicas dos nossos animais como ladrarem, escavarem buracos, arranharem, brincarem e explorarem novos ambientes, de forma a garantir que as cinco liberdades estão asseguradas e arranjarmos forma de conviver com elas em harmonia.

Além disso, uma das bases do bem-estar animal é dar-lhe opções, como por exemplo deixá-lo escolher onde quer dormir e comer, quando quer estar com pessoas e respeitar os momentos em que quer descansar em paz. Devemos tentar compreender melhor os nossos animais, para assegurar que garantimos as suas cinco liberdades e que respeitamos o seu direito de escolha.

Sem comentários:

Enviar um comentário