9.26.2014

Parques para Cães


(Fotografia por Ricardo Praça da Costa)

Em Portugal só existe um sítio público (o parque canino em Lisboa) onde se podem soltar os cães em segurança, ao contrário do que acontece por exemplo nos Estados Unidos ou no Reino Unido. Nestes locais, os cães podem andar sem trela, brincar com outros cães e explorar à vontade. Além de gastarem muita mais energia, podem decidir para onde vão e o que vão fazer. Assim, temos um local seguro para soltar e socializar os nossos animais e não pomos em causa a segurança dos outros com potenciais fugas.


Normalmente, estes parques têm vedações suficientemente altas para que os cães não fujam, árvores que fazem sombra nos dias de maior calor e podem ter também água para os cães beberem ou nadarem. Os cães devem ser devidamente sociabilizados e treinados, para evitar problemas entre os animais, e os donos devem estar sempre atentos e bem informados acerca da linguagem dos cães para reagirem e intervirem caso necessário. Além disso, é importante também que o tamanho do parque não seja demasiado grande para que os donos não percam os animais de vista e consigam ir buscá-los na eventualidade de surgir alguma confusão.

(Fotografia por Ricardo Praça da Costa)

Como cá não podemos utilizar estes espaços, temos outras opções como, por exemplo, utilizar parques de futebol vedados (contando que não estejam a ser utilizados e que não deixemos que o nosso cão faça as suas necessidades lá). Estes são úteis para fazer alguns exercícios e normalmente são fáceis de encontrar. Infelizmente, alguns têm a indicação de que é proibida a entrada de cães.

Outra opção é comprar guias de treino (trelas com 5, 10, 20 metros), que permitem que os cães tenham muita mais liberdade. O problema é que demora algum tempo a habituarmo-nos a utilizá-las correctamente. Ter em atenção que não devemos deixar que os cães ganhem muita velocidade, porque podem magoar-se quando chegarem ao fim da fita e receberem um esticão. Além disso, a maioria delas queimam as mãos e é difícil travar os cães (podemos resolver isto se utilizarmos luvas). Nunca poderemos utilizar estas guias com coleiras, mas apenas com peitorais para evitar danos na zona do pescoço caso o animal consiga ganhar velocidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário