9.05.2014

Enriquecimento Ambiental



Hoje vamos explicar-vos o que é o enriquecimento ambiental e porque é importante. Enriquecimento, como a palavra indica, tem a ver com melhorar as condições de algo tornando-o mais valioso. Como explicámos no artigo sobre estimulação mental, muitas vezes deixamos os nossos animais em casa o dia todo sem nada para fazer e eles ficam aborrecidos. Podemos melhorar a qualidade de vida deles através do enriquecimento ambiental, dando-lhes mais oportunidades para pensarem, explorarem e apresentarem comportamentos naturais.

Apesar dos nossos animais se habituarem a rotinas e de as apreciarem, eles também precisam de variedade e estímulos novos na sua vida. Por isso, devemos fazer esforços para lhes oferecermos um ambiente complexo e interessante, dando-lhes oportunidades de escolha e oferecendo-lhes opções para que se sintam confortáveis e relaxados. Quando falarmos sobre bem-estar animal iremos abordar novamente a importância de darmos opções aos nossos animais.
Mas do que falamos ao certo? Falamos de ter à disponibilidade dos nossos animais os básicos para que possam ter uma vida confortável como: taças de comida e água, camas, brinquedos, abrigos do frio e calor, lugares para se esconderem, interacções positivas, entre várias outras necessidades. As necessidades dos gatos e cães são diferentes e por isso iremos falar sobre enriquecimento ambiental para cada um deles noutra altura.

Todos os animais deveriam ter direito a enriquecimento ambiental, estejam em casas ou abrigos. O comportamento dos animais também é influenciado pelo ambiente em que vivem e ter um ambiente adequado diminui vários problemas de que habitualmente nos queixamos em relação aos nossos bichos, como por exemplo roerem ou arranharem coisas inapropriadas, ou mesmo problemas comportamentais de agressividade. Enquanto para os cães é extremamente importante aplicarmos várias opções de estimulação mental pois respondem muito a estímulos, os gatos precisam de ambientes adequados porque as suas respostas comportamentais são muito influenciadas pelo ambiente. Além do mais, dando-lhes as opções certas estaremos a criar mais uma oportunidade para melhorar a nossa relação com os nossos animais!

Sem comentários:

Enviar um comentário