9.08.2014

Sozinhos em Casa


Quando não estamos em casa, devemos deixar brinquedos preparados para os nossos animais não ficarem aborrecidos na nossa ausência e começarem a destruir a casa. Se nunca vos aconteceu chegar a casa e terem um copo partido, gavetas abertas, livros rasgados ou outras coisas destruídas tiveram sorte!

Idealmente, deveremos ter dois tipos de brinquedos, pois os brinquedos que deixamos à disposição dos nossos animais não devem ser os mesmo com que depois vamos interagir com eles. O truque para o sucesso é tornar estes brinquedos interessantes! Para isso, primeiro devemos escolher brinquedos apropriados, existem vários tipo de brinquedos à venda ou podemos fazer os nossos próprios brinquedos.

Também devemos ter um esquema rotativo, deixando brinquedos diferentes disponíveis para oferecer alguma variedade aos nossos animais. Devemos ter mais cuidado com isto, principalmente em relação aos gatos (falaremos mais sobre isso amanhã), que precisam de explorar coisas novas todos os dias e não têm a vantagem dos cães de receberem estímulos diferentes durante os passeios diários.

Uma das coisas muito importantes é deixar aos cães brinquedos que possam mordiscar e roer, para isso podemos comprar ossos próprios para cães, que para além de servirem para morder ajudam na limpeza dos dentes. Os cães adultos também beneficiam deste género de brinquedos, não pensem que são só os cachorrinhos! Com estes brinquedos, podemos direccionar os nossos cães para se entreterem com algo melhor do que a perna de uma cadeira ou um sofá! Além dos ossos, existem vários brinquedos de rechear que são óptimos para estimulação mental e para os manterem interessados em objectos apropriados. Existem brinquedos de variadas marcas e de vários formatos, devemos ter mais do que um para ir mantendo o cão motivado.

Outros brinquedos a considerar são os puzzles, que são excelentes para estimulação mental e além disso são óptimos para cães que devoram a comida. Neste caso, devemos incentivar os cães a interagir com os puzzles e ajudá-los das primeiras vezes, senão poderão desistir. Também podemos utilizar bolas dispensadoras de ração ou sempre em pés, que obrigam o cão a usar as patas para obter a comida. Uma solução sem custos e que pode ser facilmente adoptada é a de espalhar ração pela casa, motivando o cão a mexer-se e ocupando-o!
 
Nunca se esqueçam que os brinquedos devem ser utilizados a primeira vez com supervisão para verificarmos que não existe nenhum perigo neles e devemos verificar que os animais não conseguem destruir ou engolir os brinquedos.

Sem comentários:

Enviar um comentário