9.09.2014

Sozinhos em Casa II



Ontem falámos sobre deixar os nossos animais entretidos quando saímos de casa e demos alguns exemplos de brinquedos para os nossos cães. Hoje vamos falar sobre os gatos, que também precisam de coisas com que se entreter durante o dia! 

Existem vários tipo de brinquedos para gatos à venda mas também podemos fazer os nossos próprios brinquedos, o que fica muito mais em conta considerando a necessidade de irmos apresentando novidades aos nossos gatos. Dentro das opções para deixar aos nossos gatinhos quando saímos de casa temos ratinhos de peluche, ratinhos de sisal com penas, bolinhas com penas, bolinhas de papel são bons exemplos para estas brincadeiras. Além de escolher correctamente o brinquedo, também é importante pensar que devemos deixá-los escondidos em locais que atraiam gato! Dentro de um saco de papel, na beira das mesas ou janelas, nos trepadores ou outros locais onde o gato costume passar tempo. Outra coisa que podemos fazer é comprar brinquedos com catnip, ou comprar catnip e deixar os brinquedos a marinar nela e depois espalhá-los pela casa.
Para além disso, ainda existem brinquedos que se podem pendurar em janelas ou portas, ficando a baloiçar quando o gato lhes acerta ou com vento, que também podem ser uma boa aposta. Dentro deste género temos também os brinquedos com molas e os sempre em pé, que regressam à sua posição depois de os gatos lhes tocarem.

Como para os gatos é importante a novidade, devemos ter um esquema rotativo de brinquedos, e utilizar brinquedos gratuitos ou muito baratos de forma a não desperdiçar dinheiro. Uma boa solução é trazer caixotes do supermercado (normalmente deixam-nos trazer de graça) ou arranjar sacos de papel de compras e ir trocando de tempos a tempos e também não os deixar disponíveis todos os dias, para manter o gato interessado mais tempo.

Também podemos adquirir  puzzles que servem apenas para brincar ou puzzles feeders. Os primeiros são ideais para brincadeiras a solo, normalmente são circuitos com brinquedos que são impossíveis ou muito difíceis de tirar, como túneis com bolas ou caixotes com brinquedos dentro. Estes brinquedos mantém os gatos ocupados durante algum tempo, e dão-lhes algo para fazer além de procurar a atenção dos donos para brincar. Claro que convém procurar diferentes brinquedos, e adaptá-los à personalidade e idade dos nossos gatos.




Os puzzle feeders são objectos onde colocamos a comida do gato, que para a obter terá que resolver algum tipo de problema, sendo recompensados com a comida no final da resolução. Há vários tipos de puzzles, com diferentes graus de dificuldade, devemos começar com puzzles mais simples e garantir que os gatos os resolvem facilmente antes de avançarmos para coisas mais complexas. Alguns puzzles são apenas para comida seca, mas alguns também são compatíveis com comida húmida. Podemos usar os puzzle feeders dos cães, se comprarmos de plástico para os podemos lavar e assim obtemos alguma rotatividade de puzzles. Normalmente são brinquedos mais caros, mas também são mais duradouros. Investimos neles apenas uma vez! Como já referimos em relação aos brinquedos, podemos tentar vários feeders até conseguirmos encontrar um de que o nosso gato goste.

Estes brinquedos além da estimulação mental são óptimos para gatos com excesso de peso ou que comem demasiado rápido, uma vez que eles têm que fazer algo antes de comer. Seja retirem a comida do local onde está, empurrarem uma bola ou conseguir deitar um sempre-em-pé. Assim, gatos que vomitam por ingerirem a comida depressa de mais, têm que começar a comer de forma mais lenta e intercalada.

Também podemos e devemos ajudar o gato a compreender como funciona o brinquedo, incentivando-o a interagir com ele de diversas formas. Para incentivar os gatos a resolverem o puzzle, podemos utilizar biscoitos especiais ou outro tipo de comida, como frango ou peixe cozido sem sal. Este truque só deve ser utilizado durante as primeiras vezes e caso o gato nunca tenha interagido com um puzzle. Também poderemos ajudar fazendo cair comida mais facilmente das primeiras vezes, ou atirando uns biscoitos para simular que caíram do brinquedo, mantendo o gato motivo. Não se esqueçam que o objectivo é que o gato consiga resolver o problema!

Vejam o nosso vídeo sobre puzzle feeders:

Sem comentários:

Enviar um comentário