10.10.2014

Mitos #"O cão sabe que fez asneira"

Olhar de culpa... Ou de medo?

Os cães não sentem vergonha ou culpa, apenas reagem à nossa postura e gestos mais ameaçadores, numa tentativa de nos passarem a mensagem de que não querem conflito.
Ao longo dos tempos os cães desenvolveram a extraordinária capacidade de interpretar a nossa linguagem bem melhor do que imaginamos.

A Drª Alexandra Horowitz conduziu um dos primeiros estudos sobre este "olhar de culpa" - que podem ler na íntegra aqui.

Durante este estudo, os donos diziam ao cão para não comer o biscoito que deixavam e saiam da sala onde se encontravam. A alguns dos cães a Drª Alexandra Horowitz dava esse biscoito "proibido" antes de dizer aos donos para voltarem à sala. Umas vezes, tirava o biscoito e dizia que o cão tinha comido, outras vezes dizia que o cão se tinha comportado como lhe tinha sido pedido (não comer o biscoito). Como é óbvio, o que era dito aos donos, nem sempre era o que tinha acontecido na realidade. O que aconteceu foi que os cães que tinham sido obedientes e que foram repreendidos pelos donos (mal informados) por terem comido o biscoito, mostraram mais sinais de "culpa" do que os que de facto tinham comido. E porquê? Porque o comportamento do cão ("olhar de culpa") nada tinha a ver com o facto de comer ou não o biscoito. É sim uma resposta ao comportamento dos próprios donos.

Mais vale prevenir que castigar!
- Providenciar estimulação mental, exercício diário e treino
- Não permitir o acesso a objectos que possam ser destruídos (chinelos, etc)
- Dar algo ao cão para fazer, ou ele irá encontrar algo para se divertir e entreter.

Sem comentários:

Enviar um comentário