10.09.2014

Mudanças de Casa - Gatos

Muito recentemente a Adriana mudou-se com dois dos seus gatos para uma nova casa... Tudo isso nos fez pensar que deveríamos partilhar esta experiência convosco.
Como sabemos, os gatos são animais que apreciam a rotina, por isso, uma mudança para um território novo pode ser muito stressante. Há então que ter em conta alguns factores e começar a preparar com antecedência esta mudança.

1 - Preparativos: uma das coisas mais importantes para a mudança é que o nosso gato aprecie a sua transportadora, caso contrário a viagem poderá ser um verdadeiro "31". Se a transportadora for um local seguro e confortável para ele, todo o processo será mais simples.
Outra coisa muito importante é que durante o embalamento das coisas e preparativos em geral, devemos tentar manter a rotina habitual ou até investir um pouco mais em brincadeiras interactivas, para diminuir a tensão e stress (lembrem-se que são seres muitos sensíveis, que conseguem pressentir tudo). Se for possível, preparamos com antecedência a nova casa e poderemos introduzir um difusor de Feliway uma semana antes dos gatos chegarem.

2 - Dia da mudança: vamos tentar manter-nos calmos, para lhes transmitir segurança, quer durante a viagem (dica: cobrir as transportadoras com uma toalha/manta para criar um ambiente mais escuro e menos stressante), quer já na nova casa. Idealmente, preparamos uma divisão da casa com tudo aquilo que o gato necessita: comida, água, caixa de areia, arranhador, brinquedos e, muito importante, locais onde se possa refugiar! Esta divisão funcionará como o seu "santuário", portanto, um sítio seguro para onde ele pode escapar.
A Adriana, como "mãe galinha", optou também por colocar coleiras com chapas de identificação nos seus gatos (caso o gato não esteja habituado a usar coleira, teremos que fazer antes um trabalho de dessensibilização, tal como com a transportadora).

3 - A nova casa: prevenir é a palavra de ordem. É muito importante que verifiquemos que a casa é um local seguro para o gato. Convém verificar as janelas e portas, procurar possíveis perigos e modificar o que for necessário para tornar o ambiente "à prova de gato".

4 - Explorar o novo ambiente: cada gato levará o seu tempo até começar a sentir-se à vontade para sair do seu "cantinho" e explorar o novo mundo (mantenha o seu "santuário" montado por mais uns tempos). Por exemplo, o Hórus e a Pusquinhas, no primeiro dia não sairam debaixo da cama do quarto que funcionou como santuário. No segundo dia, só saiam quando a Adriana se encontrava em casa e, só no terceiro dia é que começaram a explorar o 2º andar da casa.
Não devemos forçar o gato a sair do seu local seguro. Ele irá fazê-lo mais cedo ou mais tarde. Devemos sim incentivá-lo, oferecendo-lhe uma comida especial que ele adore e apostando em brincadeiras interactivas. Uma boa ajuda é espalhar pela casa objectos que tenham o cheiro da casa anterior (mantas, toalhas, etc). Outra boa dica é colocarmos uma meia limpa na nossa mão, passar no canto da boca do gato (onde estão presentes glândulas que libertam feronomas) e esfregar nos cantos dos objectos (ao nível do nariz do gato). Tudo isto irá fazer com que se sinta mais seguro, uma vez que irá reconhecer os cheiros.

Não desespere! Dê-lhe o tempo que for necessário, faça-o sentir-se seguro e rapidamente ele se irá adaptar à nova vida, garantimos :)

Sem comentários:

Enviar um comentário