11.04.2014

Alopécia Psicogénica Felina


Xana - lambedura excessiva na zona abdominal (antes)

A alopécia psicogénica felina (APC) é um dos temas que gostaríamos de dar particular importância. Este problema comportamental traduz-se no cuidado excessivo com o pêlo. O gato começa por lamber a zona abdominal, ao ponto de ficar sem pêlo (alopécia) e com a pele em ferida, exactamente por se lamber e mordiscar excessivamente. É um comportamento deslocado e compulsivo, que o gato apresenta na tentiva de aliviar o stress.

Podem ser diversos os factores que estão na sua origem:  adição/remoção de animais em casa, demasiados animais, falta de recursos, obras em casa, mudanças, falta de estimulação e enriquecimento ambiental, aborrecimento, stress e problemas urinários.

Gostaríamos de partilhar convosco um caso real de APC, que aconteceu com uma das gatas da Adriana.

Tudo começou quando reparamos que a Xana tinha uma falha de pêlo na zona abdominal do tamanho de uma moeda de um euro. Na altura não demos grande importância (nem tínhamos o conhecimento suficiente para saber do que se tratrava), até que esta falha começou a crescer a olhos vistos. Decidimos então levá-la a uma consulta ao Veterinário, que descartou logo os problemas dermatológicos. Tiveram que ser feitos mais exames, incluindo análises e ecografias, para descartar então problemas urinários. Neste caso, descobrimos que a Xana tinha cálculos urinários, e, ao sentir-se desconfortável, lambia em excesso a zona do baixo abdómen. Passou a fazer dieta veterinária e, por via das dúvidas, decidimos enriquecer mais o seu ambiente.
Algum tempo depois e com muito esforço da nossa parte, os resultados falam por si:

Xana, depois da implementação da dieta e protocolo comportamental
Outro fator importante é verificar se este comportamento não se está a traduzir em atenção por parte dos donos. Tudo isto se pode tornar facilmente numa forma do gato chamar a nossa atenção, pois, ao lamber-se, nós tentamos interromper o comportamento, dando-lhe de alguma forma atenção. Devemos tentar sim distrair o gato, por exemplo, com uma brincadeira e quebrar o padrão.
O uso do colar não é recomendado para este tipo de problema, uma vez que não irá resolver o fundo da questão, e irá ainda criar mais stress e frustração no gato.

Em último caso, depois de tentarmos TUDO, é que recomendamos o uso de medicação.

Se tem mais dúvidas acerca deste problema, entre em contacto connosco :)

Sem comentários:

Enviar um comentário