2.10.2015

Lagarta do Pinheiro

Imagem retirada do site do Hospital Veterinário Principal

Já ouviram falar da lagarta do pinheiro? Estas lagartas são muito tóxicas para os nossos animais (e para nós), provocando reacções dermatológicas e respiratórias.

Este ano já começaram a ser avistadas estas correntes de lagartas, por isso é preciso ter cuidado com os sítios onde passeamos os nossos cães. Como o nome comum indica, estas lagartas vivem hospedadas no pinheiro, pelo que é mais comum encontrarem-nas perto de mato com pinheiro. Em Portugal encontram-se disseminadas por todo o território, uma vez que existem matas com pinheiro por todo o país.

Os seus pelos são tóxicos, pelo que qualquer contacto com as lagartas é perigoso. No caso dos cães, só o facto de as cheirarem já é suficiente para ficarem intoxicados. A lagarta do pinheiro provoca reacções como dificuldade em respirar, vómitos, espirros, focinho inchado, babar intenso e comichões.

Caso desconfiem que o vosso animal possa ter estado em contacto com as lagartas devem levá-lo imediatamente ao vosso veterinário. O contacto pode provocar a morte dos tecidos (necrose) na zona da língua, mucosa oral e olhos, sendo necessário tratamento hospitalar o mais depressa possível. Por vezes a severidade dos anos implica mesmo a eutanásia, caso não seja possível a garantir a qualidade de vida do nosso animal.

Sem comentários:

Enviar um comentário