3.02.2015

Gatos de interior ou exterior?


A maior preocupação num gato que é mantido apenas no interior, é que o ambiente, comparado com o exterior, pode ser muito mais monótono e previsível e não permite que o gato exprima o seu comportamento natural.

O que geralmente acontece é que um gato de interior é menos estimulado e menos activo, o que leva a frustração, aborrecimento, obesidade e outros problemas.
Certos comportamentos como o arranhar objectos e marcar com urina, são considerados normais num gato que tem acesso ao exterior, mas o mesmo não acontece num gato que apenas viva no interior.

Gatos mantidos no interior

Riscos:
- Doenças urinárias
- Hipertiroidismo
- Obesidade e problemas associados (por exemplo, diabetes)
- Comportamentos indesejados (por exemplo, arranhar) e problemas comportamentais (por exemplo, eliminar fora da caixa de areia)
- Aborrecimento e inactividade

Benefícios:
- Protecção contra doenças infecciosas
- Protecção contra acidentes
- Protecção contra outros animais
- Protecção contra o tempo
- Mais oportunidades para interagir com o dono
- Pode viver mais tempo



Gatos com acesso ao exterior


Riscos:
- Doenças infecciosas (vírus, parasitas, etc)
- Acidentes
- Lutas com outros gatos
- Ataques de outros animais/pessoas

Benefícios:
- Acesso a diversos estímulos
- Oportunidades de contacto social
- Oportunidades de predação
- Oportunidade de demonstrar comportamentos indesejados em casa (por exemplo, arranhar)
- Oportunidade de se exercitar

Os nossos gatos são gatos de interior, mas fazemos um esforço para enriquecer o seu ambiente, de modo a que consigam exprimir ao máximo o seu comportamento natural.

5 comentários:

  1. Tenho dois gatos de interior, mas preocupa-me o facto de poderem estar sub estimulados. Como posso fazer para os enriquecer? Eles brincam um com o outro e nunca notei um comportamento depressivo, mas tenho receio que com o envelhecimento, posso ficar mais "apagados".

    Obrigada,
    Ana*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ideal é brincar muito com eles para os motivar a manter o hábito de se exercitarem e claro fazer enriquecimento ambiental e estimulação mental :) Já falámos várias vezes sobre estes tópicos porque são realmente muito importantes!

      Eliminar
  2. O meu Chico é um gato de interior que passa o sabado fora de casa e engane-se quem acha que ele vai brincar com os outros. Ele é muito ciumento e pouco sociável por isso passa o sábado a dormir numa casa abandonada. Dentro de casa faz as suas asneiras principalmente quando se chateia por levarmos outros gatos lá para casa. Tendo ele 10 anos quase 11 gosta de passar o dia na minha cama, quando eu lá estou, ou no quarto dele a dormir ou a brincar. Há dias em que ele desarruma o quarto dele todo e chega á noite e acorda todos porque decide que tem de brincar aquela hora.
    Apesar de tudo quando lhe fazem as vontades ele porta-se bem, com todos os males e bens ele é um excelente gato de interior :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os gatos para serem sociáveis também precisam de ser ensinados a apreciar a companhia de outros gatos, principalmente quando vivem sozinhos a maioria do tempo! Mas vemos que também temos aqui uma "dona" babada :P

      Eliminar
  3. eu tenho três gatos duas fêmeas e um macho todos estrelizados gostam muito de brincar saltar arranhar mas o gato com 17 anos resolveu começar a marcar território e faz chichi em todo o lado me digam o que fazer pois estou cansada disto

    ResponderEliminar