3.09.2015

Treinar o gato a usar a sanita

Foto de: citkitty


Ultimamente temos reparado no aumento do interesse por ensinar os  gatos a usarem a nossa sanita para fazerem as suas necessidades.

Pode parecer muito prático e higiénico, mas gostaríamos de partilhar a nossa opinião sobre o assunto. 
Pensemos então através do ponto de vista do gato (afinal é o que eles são!)... O gato é um predador, mas também uma presa - apesar de viverem nas nossas casas a sua natureza continua lá, portanto, como presa, tem a enorme necessidade de camuflar os seus rastos. O gato tem necessidade de escavar e tapar as suas necessidades (mesmo que por vezes alguns não o façam). Usando a nossa sanita, isto torna-se impossível. Por outro lado, temos que deixar o acesso à casa-de-banho sempre disponível e o tampo da sanita levantado. Então, caso isto falhe (que é muito provável), onde irá o gato urinar/defecar? Obviamente num sítio que não queremos.

Podemos ainda considerar que se o nosso tiver que voltar a usar a areia, por exemplo, caso tenha que ficar internado no hospital/clínica veterinária, quando voltar para casa terá que ser novamente treinado a usar a sanita. Percebem como isto é muito confuso para eles? Não se esqueçam que gatos gostam e precisam de rotinas consistentes.

Usar a casa-de-banho não deveria nunca (NUNCA) ser um momento stressante. O gato poderá reter a sua urina e aqui temos um caso mais grave que se poderá traduzir em doenças urinárias (desnecessárias).

Por favor, pensem duas (três ou mais!!) vezes antes de adquirirem este tipo de acessórios. Pensem do ponto de vista do gato e rapidamente perceberão o que é e não é correcto para ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário