Uma das queixas que ouvimos com frequência é de que os gatos não nos deixam dormir de noite e a forma como o fazem consegue ser bastante criativa! Dentro dos vários comportamentos que nos afectam o sono incluem-se vocalizações excessivas, atirar coisas ao chão (copos, elementos decorativos, etc.), corridas loucas, trazer brinquedos para cima da cama e tentar despertar a nossa atenção... Ideias não lhes faltam! Hoje vamos falar-vos de estratégias para resolver este problema.
Quando o Zulu chegou a casa tivemos de o habituar a dormir de noite e lembrámo-nos de escrever sobre o assunto. Os gatos têm uma predisposição natural para serem mais activos de noite o que pode trazer algumas incompatibilidades com o nosso estilo de vida.
O que fazer quando o nosso gato não nos deixa dormir de noite?
O ideal é que além de garantirem as necessidades básicas dos vossos gatos - água, comida e caixas de areia limpas - passem tempo de qualidade com eles quando chegam a casa. Principalmente para os gatos que não têm companhia todo o dia ou que mesmo tendo companhia de outro gato não brincam juntos. O que é que é tempo de qualidade? Primeiro, brincar! Os gatos são predadores e adoram caçar, ter brinquedos à disposição durante o dia é bom mas óptimo é dispender algum tempo por dia a brincar com o nosso gato. Já falámos sobre a importância de brincar com os gatos muitas vezes.
O plano para alterar este comportamento passa por diversas medidas e uma delas é por alimentar o gato a horas certas. Portanto, se deixam comida à disposição ao vosso gato e ele não vos deixa dormir de noite o ideal é que o habituem a comer em porções. Não façam esta transição repentinamente ou poderão causar outros problemas. Não se esqueçam que os gatos são animais de rotina e qualquer mudança deverá de ser gradual.
Estabeleçam uma rotina de final do dia. Guardem uns minutos para brincar com o gato antes de irem dormir, dependendo do nível de energia do gatinho podemos estar a falar de 30 minutos ou 10 a 15 minutos com um gato mais velho e calmo. Utilizem brinquedos que vos permitam brincar com o gato sem utilizarem as mãos, canas de pesca, fios, etc., e que vos permitam simular uma caçada. Não se esqueçam de terminar a brincadeira a baixar de ritmo e talvez deixar o gato dar umas dentadas no brinquedo. Não cometam o erro de acabar a brincadeira abruptamente e o deixar cheio de energia! Também devem ter em consideração que os vossos gatos não devem brincar na vossa cama nem no quarto a não ser que queiram ter um gato que vos acorda de noite aos saltos na cama porque quer brincar.
Depois de brincarem com o gato devem servir-lhe a última refeição do dia. De barriga cheia e cansado da brincadeira o resultado será um gato calmo que vai querer tratar da sua higiene e está pronto para dormir!
Agora chega a parte mais difícil, ignorar todas as tentativas do vosso gato de vos despertar atenção durante a noite! Não lhe ralhem, não se levantem - nem para ir a casa de banho, não o alimentem! Todas estes comportamento serão um reforço positivo do comportamento do gato.
Preparar a casa para a noite
Numa situação ideal poderiam deixar brinquedos noutra divisão que não o quarto. Assim, não só evitam que ele se aborreça e atire coisas que não deve ao chão como lhe dão oportunidade de gastar energia sozinho.
Também podem experimentar deixar um brinquedo dispensador para que ele possa caçar e comer durante a noite. Nós queremos muito experimentar o Doc and Phoebe - no bowl feeding system mas enquanto não o fazemos temos algumas alternativas como este dispensador da Kong, que podem deixar semi-escondido escondido nalgum local para que o gato não o encontre imediatamente.
Outra ideia passa por deixar uma janela sem as persianas corridas para que o gato se possa distrair a olhar pela janela e ver alguma actividade nocturna. Aqui em casa temos um trepador na sala e as persianas ficam abertas para que os gatos possam ver gaivotas e outros pássaros.
Falem com o vosso veterinário
Fontes:
Jackson Galaxy
PETmd - Cats Can Learn to Sleep at Night
PETmd - Treating the Cat That Won't Sleep at Night
Pam Johnson-Bennet - Think Like a Cat
Sem comentários:
Enviar um comentário