8.14.2014

Para que serve o treino de cães… e gatos?

Em Portugal o treino de cães ainda não é uma realidade muito comum, ao contrário do que se vê noutros países. Infelizmente, os cães não nascem ensinados e se queremos que eles se comportem como desejamos devemos treiná-los.

Também não é verdade que os cães saibam distinguir o que é certo do que é errado, pelo que eles não irão deixar de fazer os comportamentos indesejados apenas porque é incorrecto. O treino de cães deve funcionar de forma preventiva, dando-nos as ferramentas necessárias para comunicar ao cão o que desejamos dele. Isto permite que o cão se torne um membro bem integrado na família e irá tornar os momentos que partilhamos com ele mais agradáveis para ambos.

Apostar numa boa educação desde o primeiro momento irá poupar-nos muito trabalho no futuro, pois iremos construir desde o início as regras e dinâmicas que desejamos, em vez de esperar que surjam problemas. A necessidade de um bom treino também se prende com o facto de muitos dos comportamentos naturais do cão serem incompatíveis com aquilo que desejamos, comportamentos como por exemplo saltar para cima das pessoas, roer a mobília, ladrar ou fazer as necessidades dentro de casa.




Desenganem-se aqueles que pensam que este tópico só é referente a donos de cães! Tencionamos mostrar que os gatos também aprendem e devem ser ensinados, que ao contrário da opinião generalizada, um gato não precisa só de areia e comida. Tal e qual como os cães, vários comportamentos naturais dos gatos são incompatíveis com aquilo que desejamos e cabe-nos a nós ensiná-los e direccioná-los para a forma como desejamos que se comportem. Acima de tudo, é a nossa obrigação prevenir a maioria dos problemas comportamentais.

Mas se a informação sobre treino e comportamento canino é insuficiente, o que dizer de comportamento felino? Esperamos ajudar a colmatar esta lacuna. Existem vários factores a ter em conta se queremos ter um gato de interior bem adaptado e ajustado ao nosso estilo de vida, dos quais iremos falar neste blog.

Sem comentários:

Enviar um comentário