8.15.2014

Treino Positivo





Como já foi abordado no artigo anterior, o treino é imprescindível para uma convivência harmoniosa entre pessoas e animais. Isto porque comportamentos naturais num cão como o saltar ou um gato a arranhar o sofá, geram conflitos.

Hoje em dia já não há espaço para técnicas de treino tradicionais (métodos aversivos como medo, dor, frustração, que são baseados em teorias ultrapassadas). Aqui fala-se só e apenas de treino baseado no reforço positivo. Porque funciona com qualquer animal seja qual for a sua idade, porte e raça; porque é possível alterar/ensinar qualquer tipo de comportamento; porque é ético e, acima de tudo, porque é divertido.

Para começar, explicamos o que é o treino baseado no reforço positivo. Este treino foca-se em recompensar positivamente (com algo que o animal goste: comida, brincadeiras, etc.) os comportamentos desejados (por exemplo, o cão senta, em seguida oferecemos um biscoito ou atiramos uma bola), ignorar os não desejados (como exemplo temos o cão que salta para nos cumprimentar, se lhe virarmos as costas quando o faz, ignoramos este comportamento portanto este não é reforçado) e trabalhar/modificar (com diversas técnicas baseadas neste tipo de treino) aqueles que não são possíveis de ignorar - aqui o indicado será procurar a ajuda de um treinado.

Este treino é baseado na ciência do comportamento (que iremos abordar num outro artigo) e é um treino relativamente simples, que pode ser usado por qualquer pessoa com qualquer animal. Toda a família pode e deve estar envolvida no treino do animal, no entanto, as interacções com as crianças devem ser sempre supervisionadas. No treino positivo não é preciso usar um tom de voz forte nem uma postura ameaçadora. Este treino deve ser divertido para todos!

O treino positivo permite também uma comunicação clara e eficaz. Somos nós que escolhemos qual comportamento que queremos reforçar e ao fazê-lo estamos a comunicar ao animal que esse comportamento é desejado, e o animal por sua vez vai apresentá-lo com mais frequência. Assim, é possível treinar golfinhos, caranguejos, leões, elefantes, cães e gatos, sem recorrer a qualquer tipo de manipulação física.

O treino positivo permite-nos fortalecer os laços uns com os outros. Torna os animais mais confiantes neles próprios e em nós, sem medo, entusiasmados e à vontade para apresentarem mais comportamentos, uma vez que não estão inibidos e sabem que não serão punidos. Por outro lado, é também uma satisfação para nós saber que conseguimos ensinar novos comportamentos e gerir os comportamentos mais complicados.

Muito mais que ensinar/mudar comportamentos é também uma excelente forma de manter a mente do animal saudável. Podemos e devemos usar as próprias refeições dos animais, em vez de as oferecermos numa taça, ensinamos alguns comportamentos. Não nos podemos esquecer que todo o comportamento que é positivamente reforçado tem tendência a repetir-se e devemos encarar o treino como uma actividade divertida para todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário