9.04.2014

Biologia da agressão felina


A natureza das respostas agressivas está relacionada com a natureza social e sistemas de comunicação felinos, portanto, precisamos, em primeiro lugar, de compreender tudo isto.

Na natureza, a sociedade felina é baseada em grupos de fêmeas que cooperam entre si. Têm ligações fortes umas com as outras e vivem em função de criar um ambiente seguro para os seus descendentes. Os machos normalmente são excluídos destes grupos e vivem solitariamente (daí haver o mito de que os gatos são animais solitários), entrando apenas para procriar.

Neste contexto, é importante para os membros do grupo reconhecerem-se uns aos outros, daí serem usados comportamentos afiliativos (como lamberem-se e roçarem-se uns nos outros) para cimentar e fortalecer as relações e, ainda, para trocarem cheiros e criarem um “aroma de grupo”. A presença de intrusos é pouco tolerada porque, obviamente, é uma ameaça para os recursos existentes. Por isso, a agressão neste caso pode ser de grande intensidade. A relevância disto para o contexto doméstico é que a adição e remoção de gatos em casa pode-se tornar bastante stressante e há que ter alguns cuidados.

No entanto, “lutar” é sempre a última opção para os felinos pelos mais diversos motivos: gasto desnecessário de energia, ferimentos que podem resultar em morte, comprometimento das crias, daí comportamentos agressivos serem evitados ao máximo. Mas então se não lutam, como evitam estas situações? Através do complexo sistema de comunicação. É através de sinais comunicativos (posturas corporais, posição de orelhas, cabeça, bigodes, olhos, vocalizações, marcação de território, etc.) que conseguem manter uma distância de segurança e evitar problemas.

É muito importante que consigamos perceber tudo isto, para compreendermos a natureza dos comportamentos agressivos, que nada de errado têm, muito pelo contrário.


Existem diferentes tipos de agressão que iremos abordar separadamente:

- agressividade defensiva/medo direccionada a pessoas

- agressividade defensiva/medo direccionada a outros animais

- agressividade por stress/frustração com animais e pessoas

- agressividade redireccionada a pessoas/outros animais

- agressividade por predação/brincadeira inapropriada

- agressão quando um dos gatos sai de casa (veterinário, tosquia, etc)

3 comentários:

  1. Tenho duas gatas, uma com 3 anos e outra com 6. A mais velha é uma persa e, portanto, é tosquiada pelo menos uma vez por ano. Mas sempre que o fazemos, e ela regressa a casa, a outra parece que não a reconhece!!! Fica agressiva durante uns dias, bufa e evita contacto com a persa. Há alguma forma de contrariar este comportamento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exactamente isso que acontece! Como é um problema muito comum após visitas ao veterinário, tosquias ou banhos, para a semana vamos escrever um artigo sobre agressividade por falta de reconhecimento :)

      Eliminar
    2. Ahah, óptimo! :D Vou estar atenta. Obrigada.

      Eliminar