10.31.2014

Preparar a chegada de um bebé


Se para muitas pessoas ter filhos e animais é perfeitamente natural, para outras é uma enorme preocupação. Como já explicámos quando falámos de gatos e toxoplasmose, não há motivos para nos livrarmos dos nossos animais devido a uma gravidez. No entanto, devemos preparar os nossos animais para a chegada de um bebé!



Os primeiros passos têm a ver com as mudanças na disposição da casa. O nosso animal deve poder ambientar-se com a divisão onde o bebé irá dormir, com a nova mobília, brinquedos e principalmente com os sons e movimentos de intercomunicadores, brinquedos, cadeiras de baloiço, etc.. Podemos, por exemplo, colocar os equipamentos em movimento e brincar com eles para que façam associações positivas aos mesmos.

Também existem uma data de novos produtos que irão chegar a casa, relacionados com a higiene do bebé e que irão trazer novos cheiros. Podemos também começar a colocar um bocadinho de loções e cremes na nossa pele para que os nossos animais se habituem ao cheiro.

O ideal seria poder apresentar outros bebés aos nossos animais de forma positiva. Se tivermos amigos ou vizinhos com animais poderíamos pedir-lhes que nos visitem para que o nosso animal se habitue aos movimentos, sons e cheiros de um bebé.

Além disso, é extremamente importante supervisionar TODAS as interacções das crianças e animais. Não podemos deixar os nossos animais sozinhos com crianças e devemos criar um espaço seguro para que eles possam ter um local para descansar e não serem incomodados. Com os gatos podemos ter um trepador que esteja bem fixado ou uma cama num local alto, mas os cães também precisam do seu espaço. Podemos aproveitar a crate para criar um local seguro num quarto onde o bebé não tenha acesso.

Em resumo, devemos começar a preparar a chegada do bebé de forma gradual para que os nossos animais se habituem às mudanças, mas não há qualquer necessidade de nos livrarmos deles! Bebés e animais não são incompatíveis :) 

Sem comentários:

Enviar um comentário