10.30.2014

Visitas ao Veterinário - Gatos


Certamente que todas as pessoas que têm gatos sabem como eles adoram ir ao Veterinário! Estamos pois a ser muito irónicas. A saída de casa para ir ao Veterinário deve estar no topo da lista "negra" dos gatos.

Pensemos no porquê... O gato é colocado na transportadora, de seguida no carro, depois chega a um sítio recheado de cheiros de outros animais (incluindo animais doentes e debilitados), barulhos e pessoas estranhas. Tudo isto é muito assustador para eles, que não sabem que vão apenas para um exame de rotina, por exemplo. Já para não falar, claro, nas experiências anteriores lá vividas.

Partilhamos algumas dicas importantes:

- Procure um Veterinário "cat friendly". O ideal será a Clínica/Hospital ter áreas distintas para gatos e cães. Preste atenção a como o Médico Veterinário manuseia o seu gato: tenta colocá-lo confortável? Usa técnicas de manuseamento gentil? Ou simplesmente quer apressar tudo e usa técnicas mais invasivas (quando não há necessidade para)?

- Não coloque o gato na transportadora apenas para idas ao Veterinário. O ideal é a transportadora ser um objecto neutro, que se encontra sempre presente no meio ambiente do gato. Se este tem já uma aversão muito grande à mesma, recomendamos que seja feita uma dessensibilização

- O ideal seria que o gato fosse habituado desde muito jovem a ser manuseado e que frequentasse aulas de sociabilização. Tudo isto iria ajudar e facilitar as futuras visitas ao Veterinário.

- Se tiver disponibilidade faça visitas periódicas ao Veterinário, apenas para o gato se sentir confortável naquele ambiente. Por exemplo, tem que ir comprar ração ou desparasitante. Pegue no gato e leve-o consigo só para ir dizer um "olá" e levar uns miminhos. É especialmente benéfico se o gatinho for ainda bebé.

- Cubra a transportadora com uma toalha. Desta forma o gato irá sentir-se mais seguro dentro da transportadora, pois criará um ambiente mais escuro e tranquilo. Não permita que outras pessoas ou animais se aproximem da transportadora. Explique gentilmente que o gato está nervoso e que precisa de espaço.

- Traga sempre consigo biscoitos apetitosos, um brinquedo ou catnip para ajudar a distrair e acalmar o seu gato.

- Não tire nem permita que tirem o seu gato à força da transportadora. Abra a porta e dê-lhe a opção de sair e explorar por vontade própria. Se não quiser sair, peça para o exame ser feito dentro da transportadora (retirando obviamente a parte de cima da mesma) e só em último caso é que deverá ser retirado de lá.

- Não grite nem se chateie com o seu gato se ele bufar, rosnar ou até arranhar. Se apresentar algum destes comportamentos é porque está de facto muito assustado e ao puni-lo, aumentará ainda mais o seu medo

- Coisas úteis: colocar spray Feliway na transportadora ajudará a criar um ambiente mais confortável para o seu gato; outra boa opção poderá ser adquirir uma Thundershirt que ajudará também a mantê-lo mais calma e seguro.

- Depois na ida ao Veterinário, não espere que o gato fique imediamente sociável assim que chega a casa. Provavelmente precisará do seu tempo para se lamber e repôr o seus cheiros.

Acima de tudo, tente manter-se calmo e transmitir essa energia ao seu amigo felino :)

Sem comentários:

Enviar um comentário