11.25.2014

Alterações no Comportamento dos Animais


Há vários motivos para estarmos atentos às alterações de comportamento dos nossos animais e uma delas é a saúde. Apesar deles não falarem, podemos descobrir muito sobre o que se passa se observarmos o seu comportamento! Aliás, muitas vezes são estas diferenças no comportamento os primeiros sinais de que algo não está bem.


As alterações podem ser sinais de otites, problemas digestivos, problemas urinários (muito comuns no caso dos gatos), alergias, cancro, entre outros. Convém que estejamos atentos ao número de horas que passam a dormir, níveis de energia, alterações nas relações entre os animais que vivem na casa, a forma como brincam, o que comem e o que bebem. Todas as alterações de comportamento, por mais insignificantes que pareçam devem ser partilhadas com o veterinário, que posteriormente verificará se há algum problema de saúde associado ou é um problema comportamental.



Em casos de animais idosos, a alteração de comportamento também pode estar relacionada a idade e ser devido a um declínio nas funções cognitivas. Nestes casos, pode ser necessário alterar a rotina de forma a responder às novas necessidades do animal. 

Alguns sinais a que devemos estar atentos:
- Aumento / Diminuição de apetite
- Menor interacção com os membros da família
- Passarem mais tempo escondidos/recolhidos
- Agressividade
- Vocalizações excessivas
- Lamber excessivo
- Diminuição do tempo dedicado à higienização
- Deixarem de utilizar a caixa de areia


Sem comentários:

Enviar um comentário