10.07.2014

Comportamentos destrutivos - Roer / Mastigar


Um dos problemas mais comuns nos cães está relacionado com o seu comportamento natural de roerem. Este comportamento em cachorros tem muitas vezes a ver com a sensação de alívio que provoca roerem objectos quando os dentes estão a nascer, mas mesmo em cães adultos este comportamento mantém os maxilares e dentes saudáveis. É um comportamento associado a actividades exploratórias, além de servir muitas vezes como alívio de frustações e combater o aborrecimento.

Como é um comportamento tão natural, devemos treinar o nosso cão desde que nos chega para roer os objectos correctos e não impedi-lo de roer de todo. Assim, temos que agir de duas formas distintas, uma em forma de prevenção e outra tem a ver com o redireccionamento para os objectos correctos.

Enquanto o cão não aprende a distinguir o que pode ou não roer, devemos deixá-lo mais isolado numa divisão ou crate em que não possa causar estragos, com vários tipos de brinquedos. Não se esqueçam de o deixar com tudo o que necessita (água, comida em brinquedos e local para fazer as necessidades caso ainda não esteja treinado a fazê-las no sítio certo). Utilizar brinquedos de rechear é uma excelente ajuda para começar a direccioná-lo para os objectos certos.

Mesmo quando estamos em casa, temos que ter em atenção o que anda o cão a fazer enquanto não aprende o que pode ou não roer. Assim, quando o virmos a roer algo inapropriado devemos pará-lo (sem nos chatearmos) e dar-lhe algo que ele possa roer. Da mesma forma que não nos devemos esquecer de recompensar o nosso cão quando o virmos a roer algum objecto correcto! Não se esqueçam, os cães não sabem que estão a fazer algo de errado, pois para eles este é um acto perfeitamente natural e temos que ser nós a ensiná-los o que podem ou não roer.

Não devemos NUNCA utilizar objectos que não queremos que o cão roa como brinquedos, por exemplo, não podemos dar-lhe um par de sapatos velhos para roer e depois esperar que ele compreenda que são apenas aqueles sapatos que são para brincar.

Infelizmente, por vezes o roer tem outras causas e temos que descobrir qual é para resolver o problema. Podemos ter cães destrutivos devido a ansiedade por separação, falta de exercício e estimulação mental, para terem atenção, devido a stress ou frustração. Nestes casos, é necessário resolver o problema que despoletou o comportamento destrutivo, com a ajuda de um treinador.

2 comentários:

  1. Bom dia :)
    Parabéns pelo blog. Tem sido uma grande ajuda para mim, uma vez que acabei de adoptar um cãozinho bebe :)

    A minha grande paixão levou-me a criar um blog também, aguardo pelos vossos comentários!!

    Obrigada :D ❤

    ResponderEliminar