10.17.2014

Mitos #Toxoplasmose e os Gatos



A toxoplasmose é uma doença transmitida por um parasita chamado Toxoplasma gondii. Os gatos tornam-se portadores da doença quando comem algum animal infectado, e após ingerirem o parasita este vai libertar ovos ao longo do tracto intestinal do gato. Estes ovos serão posteriormente libertados na suas fezes.

Apesar de todos os estudos desenvolvidos sobre a transmissão da toxoplasmose, os gatos ainda são apontados como uma das principais formas de transmissão e as mulheres são frequentemente aconselhadas a não terem contacto com os gatos durante a gravidez.

Não há justificação para este conselho, pois apesar do gato poder ser transmissor, primeiro teria que comer carne crua ou mal passada ou comer animais que fossem portadores, o que com a maioria dos gatos a comer ração seca e de interior se torna extremamente difícil. Mas para além disso, como já explicámos, estes parasitas só poderiam ser transmitidos através das fezes do gato e não por lambidelas, arranhões ou qualquer tipo de toque.

Assim, se passarem a tarefa de limpar a caixa de areia a outra pessoas, a limparem uma vez por dia e a desinfectarem com água a ferver, o risco de contágio através do gato é muito diminuto, porque os parasitas demoram mais do que um dia para se tornarem infecciosos. Caso não possam passar esta tarefa para outra pessoa, usem luvas descartáveis e lavem muito bem as mãos com sabonetes anti-bacterianos. Em relação à comida dos gatos, devemos dar comida de origem industrial e mantê-la bem fechada para garantir que não há acesso de insectos.

Os cães não são animais transmissores do parasita da Toxoplasmose, pelo que não há nenhum perigo em relação a este parasita.

1 comentário:

  1. Li um médico explicando que como o gatinho usa as patinhas na caixa de areia e se lambe inteiro ele pode transmitir pelas patas e toda a casa fica com resquícios de fezes. Então não é aconselhável para grávidas, pacientes que fazem quimioterapia, portadores de SIDA e outras doenças que baixam muito a imunidade.

    ResponderEliminar